Belém (PA) – O Exército Brasileiro intensificou, nos últimos meses, a Fiscalização de Produtos Controlados em virtude dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. As operações têm sido desencadeadas em todo o território nacional, com o objetivo de garantir a segurança da sociedade. A última ocorreu no Estado do Pará e teve um número expressivo de apreensões.
No período de 2 a 4 de agosto, a 8ª Região Militar realizou, em conjunto com a Secretaria de Estado da Fazenda e a Polícia Civil, a Operação Alta Pressão, em um ambiente interagência que envolveu 16 municípios do Estado: Belém, Altamira, Santarém, Itaituba, Castanhal, Paragominas, Capanema, Pacajá, Jacundá, São Félix do Xingú, Tucuruí, Rondon do Pará, Novo Departamento, Tucumã, Redenção e São Geraldo do Araguaia.
O objetivo da atividade era fiscalizar os comércios de armas de fogo e munições na região. Os alvos foram estabelecimentos possuidores de Certificado de Registro junto ao Exército, que comercializam e armazenam armas de fogo, munições e produtos correlatos.
A Operação foi coordenada pelo Comando Logístico, por intermédio do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), e visou coibir e impedir a circulação de armas e munição ilegal no Pará. No total, 62 militares, 14 delegados e agentes da Polícia Civil e 10 auditores e fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda participaram da operação, que apreendeu 189 armas, 615.863 munições, 745.210 espoletas, 146 kg de chumbo e 184,8 kg de pólvora.
Até o final deste ano, ocorrerão, de maneira sistemática, contínua e coordenada, operações pontuais em todo o território nacional, mais uma vez voltadas aos explosivos e correlatos, de maneira a incrementar ainda mais o controle e a fiscalização desses produtos.
Fonte:DFPC
verdade, e olha que a maioria vai em veiculo de passei
Sempre comprei minhas munições no Uruguai. É fácil, fácil passar. Aliás todo mundo que tinha arma comprava lá. Imagina bandidos?
De vez em qdo algumas dessas poucas operacoes anuais pegam alguns distraidos…ou sera q isso so foi boi de piranha………imaginem o q passa por estas fronteiras diariamente de norte a sul, leste a oeste, nem vou escrever sobre portos e praias desertas………….Nao da para comemorar absolutamente nada e estas policias, agentes, etc…sabem bem disso e do risco q estao correndo. Fronteiras abertas e sem fiscalizacao sobejamente conhecidas ealegria de todo e qualquer bandido, traficante, etc……. Bolivia,Paraguai, Peru, Suriname,……ate mesmo aqui no Uruguai eh muito facil atravessar.