Diversas autoridades do Exército brasileiro estiveram em Santa Maria, neste sábado (11), para a ativação do Simulador de Apoio de Fogo-Sul (Simaf). A cerimônia ocorreu junto com as comemorações de dois anos de criação do Centro de Adestramento e Avaliação-Sul (CAA-Sul).
A tecnologia, que custou cerca de R$ 60 milhões, foi comprada para Santa Maria e, também, para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ) e está instalada no Centro de Instrução de Santa Maria (Cism).
Com o equipamento em funcionamento, militares do três estados do sul do país poderão fazer treinamentos simulados de combate na cidade. A compra do simulador foi autorizada em 2010, e o software foi desenvolvido por uma empresa espanhola junto com o Exército Brasileiro.
A expectativa é que o Simaf revolucione o treinamento militar das tropas. Isso porque o simulador permite, entre outras ações, planejar cenários de combate de alta resolução. Conforme o coronel Ricardo José Alves, assessor do projeto CAA-Sul, o treinamento virtual trará uma economia muito grande de munição e com uso de combustível para o Exército.
Autoridades nacionais
A cerimônia de ativação da Simaf deve reunir importantes nomes do setor em Santa Maria. Entre elas, estarão o comandante do Exército, o general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, o Comandante Militar do Sul, general Edson Leal Pujol e o Comandante de Operações Terrestres, general Araken de Albuquerque.
O programa foi desenvolvido por uma empresa espanhola,junto com o EB, sera que não poderíamos te-lo feito aqui ?
Ate q enfim este projeto ficou pronto e funcional………6 anos eh muito tempo….ufa……….de vez em qdo algo vem a tona e para melhor. Antes tarde do que nunca. Sds