O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) informa que o casco do ex-porta aviões USS Constellation (ex-CV-64), da Marinha dos Estados Unidos da América, está sendo rebocado do porto de Montevidéu, no Uruguai, para Porto de Espanha, em Trinidad e Tobago, e realizará escala técnica em Salvador a partir de amanhã (04), para reabastecimento da embarcação empregada no seu reboque.
O casco do USS Constellation (ex CV-64), foi desativado em 2003 e permanecerá ancorado na Baía de Todos os Santos durante o tempo necessário ao reabastecimento do rebocador, estimado em 48 horas.
FONTE: CCSM
Eu acho que no futuro vão descobrir um material que não sofre danos com a maresia, assim porta avioes durarão para sempre, como exemplo o latão que resiste bem à maresia XD
Off-topic
Falando em visitas americanas. Alguém sabe o que fazia um C17 da USAF em Brasília ontem? Lindão e enorme o bixo 🙂
http://phi.com.br/c17_bsb.jpg
Aqui em Brasília de tempo em tempo vem C-17 , Galaxy e cargueiros de outros países, para trazerem diversas coisas para as embaixadas, Móvel, Eletrodomésticos, automóveis, computadores etc..etc…
Será que vai acontecer algo semelhante a história da China e de seu porta-aviões? aquela bacia velha saiu da Ukrania com promessa de nunca mais navegar e vira um navio operacional…. Uma grande bacia metálica sai dos USA para nunca ser mais nada e parando aqui vira um A-13 ou A-14, não sei como será chamado o próximo aeródromo brasileiro!! Será?? rsrsrs…
Sem chance!
porque não vendem para nós ? já que o nosso governo adora sucatas
Em breve o ex-USS Ranger deverá estar fazendo o mesmo percurso.
Permanecem em Bremerton agora, o ex-USS Independence
e também o ex-USS Kitty Hawk , este último em teoria ainda pode ser
reativado se necessário em que pese não poder ser uma reativação tão rápida.
Falando em PA, alguém sabe a situação atual do São Paulo ?
Li em algum site especializado que as reformas começariam em 2015 até 2019 , nesse período ficaremos sem P.A.Como diz o ditado ” Quem tem um não tem nenhum “.
O que é que ele, já desativado, estava fazendo no Uruguai? Estranho isto!
WG,
O ex-USS Constellation está seguindo da Naval Inactive Ship Maintenance Facility (NISMF), localizada em Bremerton, WA, para o Texas, onde vai ser desmantelado. Por isso está fazendo o trajeto da costa oeste para a leste.
FA
Provavelmente a mesma coisa que estará fazendo aqui no Brasil, em trânsito.
O nome da embarcação que o esta rebocando é Corbin Foss, e esta viagem começou em agosto de 2014, partindo do porto de Bremerton, Washington.
http://www.foss.com/foss-innovation/uss-constellation-tow-blog/
ele não passa pelo canal do panama!
É uma pena!!
caro Dalton
Não digo construir PA apartir de grandes pétroleiros, digo construir plataformas de pétroleo apartir dePA desativados os PA também são ocos e ja possuem grandes tanques de combústivel e muitas coisas em comum com as grande plataformas de pétroleo
Ah tá…achei que você quis dizer que a experiência ganha em construir
grandes “petroleiros” redundaria em conhecimento para se construir um NAe.
No mais seria necessário uma conversão que seria caríssima se de fato
fosse possível sem mencionar que mesmo NAes-museus como nos EUA
exigem manutenção e eventualmente doca-seca mesmo estando atracados
em locais “benignos” ao contrário do alto-mar.
Não há muito o que se tirar de um navio que já tenha alcançado ou ultrapassado
sua vida útil…o aço tem limites.
Navios “velhos” como o NAeSP sobrevivem mais tempo devido à muita e dispendiosa manutenção e ao fato de passarem muito tempo atracados.
Sempre tive uma duvida, porque se usa Grandes petroleiros e não PA para se fazer plataformas e petróleo (entendo que petroleiro carregam petróleo e PA carregam aviões)
Porem o ganho de experiência poderia valer à pena!
“Grandes Petroleiros” são navios ocos, apesar de gigantescos,
não agregam nada quando se quer construir um NAe com seus
inúmeros compartimentos, grandes tripulações… um grande petroleiro
é tripulado por umas 3 dezenas de pessoas somente, planta propulsora
complexa, etc.
Será que não está melhor do que o casco do “nosso” Ex- Foch…
Com uma “reforminha” poderia ser utilizado novamente, agora pela MB…
Certamente que não. O nosso tem o casco em perfeito estado.
Mesma idade do a-12, daria pra levar o a-12 em cima pelo menos economizaríamos o frete hehehe