A EDGE, um dos principais grupos de defesa e tecnologia avançada do mundo, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) estratégico com a Marinha do Brasil na EURONAVAL. O MoU estabelece uma base colaborativa para o desenvolvimento de sistemas autônomos de defesa de superfície e aérea, reforçando capacidades estratégicas compartilhadas.
A parceria marca um passo significativo no envolvimento contínuo da EDGE com a Marinha do Brasil, com foco no aprofundamento da cooperação técnica, operacional e logística para desenvolver e implantar conjuntamente sistemas antidrone sofisticados para aplicações navais.
O acordo preliminar foi formalizado pelo Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Diretor Geral de Material da Marinha do Brasil, e Hamad Al Marar, Diretor Executivo e CEO da EDGE.
O Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa disse que “O EDGE Group provou ser um parceiro valioso e confiável para a Marinha do Brasil a longo prazo, como demonstrado por nossa colaboração próxima na série MANSUP de sistemas antinavio. Este acordo preliminar para buscar o desenvolvimento e a entrega conjuntos de tecnologias e soluções antidrones sofisticadas não apenas garantirá que ambas as partes se beneficiem do compartilhamento de conhecimento e inovação, mas também nos permitirá, como parceiros, nos tornarmos líderes no campo, atendendo às necessidades soberanas e, eventualmente, às de outros mercados de exportação diante das ameaças navais e aéreas modernas.”
Os sistemas antidrones não são apenas eficazes, mas estrategicamente essenciais, incorporando tecnologias avançadas e integradas vitais para a defesa naval. Esses sistemas combinam sensores de alto valor, como radares e eletro-ópticos, com capacidades de interferência de sinal para neutralizar ameaças de drones interrompendo sinais de controle.
Hamad Al Marar acrescentou que “A tecnologia antidrone é uma solução vital necessária em todo o mundo, abordando a crescente presença de veículos não tripulados em cenários de defesa modernos. Esses sistemas trazem capacidades avançadas na detecção, rastreamento e neutralização de ameaças em evolução, e estamos focados em promover esse desenvolvimento para entregar um sistema verdadeiramente de ponta ao mercado. A EDGE já fez avanços significativos neste campo e continuamos comprometidos em impulsionar continuamente a inovação. A Marinha do Brasil é uma parceira extremamente importante e, juntos, estamos moldando o futuro dessas tecnologias essenciais de defesa.”
O MoU formaliza uma estrutura para desenvolver essas capacidades sofisticadas para atender às necessidades operacionais da Marinha do Brasil. No cenário complexo da defesa marítima, a tecnologia antidrone integrada é essencial para fornecer respostas coordenadas e multicamadas em toda a frota
Antidrones navais, aéreos, ambos?