As Forças Armadas do EUA determinaram a ativação de um hospital-navio da Marinha para envio e possível chegada em dezembro às Filipinas, país atingido por um tufão devastador, disseram autoridades norte-americanas na quarta-feira.
O USNS Mercy se desloca lentamente e pode levar até três semanas para chegar às Filipinas, partindo de San Diego, com parada no Havaí para recolher material e pessoal adicionais, disse um porta-voz militar dos Estados Unidos.
O Mercy tem capacidade de atender centenas de pacientes e aumentaria a possibilidade de ajuda para tratar das vítimas do tufão Haiyan durante um período de recuperação que deve ser longo.
“Se for dada a ordem para o envio, o Mercy pode estar a caminho nos próximos dias e poderia chegar às Filipinas em algum momento em dezembro”, disse em comunicado a Frota Pacífico da Marinha.
Haiyan, uma das tempestades mais fortes já registradas, arrasou a região central das Filipinas na sexta-feira. A cidade litorânea de Tacloban foi devastada e dois hospitais destruídos.
O número de mortos ainda é impreciso, mas mais de 670.000 pessoas foram desalojadas pela tempestade, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), e cresce o desespero entre os sobreviventes em meio à escassez de produtos básicos.
FONTE: Reuters
em minha opinião esse devia ter sido enviado antecipadamente a tempestade pois ela foi detectada e sabia-se que o estrago seria grande ou imediatamente após o ocorrido ao invés de enviarem destroyeres e porta aviões como fizeram, apesar de ja estarem mais próximos não poderão ajudar com muita coisa…