DUBAI, Emirados Árabes Unidos – A Marinha dos EUA informou no domingo que realizará um grande exercício naval ao lado da Bélgica, França e Japão no Oriente Médio em meio a tensões sobre o programa nuclear do Irã na região. O Exercício de Guerra no Mar Arábico do Grupo, terá navios dos quatro países realizando exercícios no Mar da Arábia e no Golfo de Omã. Os navios envolvidos incluem o porta-aviões francês Charles de Gaulle, bem como o navio de assalto anfíbio USS Makin Island.
Também participarão a fragata belga HNLMS Leopold I e o contratorpedeiro japonês JS Ariake, além de aeronaves das quatro nações.
O exercício ocorre no momento em que o Irã abandona todos os limites de seu acordo nuclear de 2015 com as potências mundiais na sequência da decisão do então presidente Donald Trump em 2018 de se retirar unilateralmente do acordo.
O presidente Joe Biden expressou o desejo de retornar ao acordo se o Irã honrar os limites do acordo em seu programa nuclear. No entanto, as tensões continuam altas depois que as milícias no Iraque – provavelmente apoiadas pelo Irã – continuam a visar os interesses americanos.
Biden lançou no mês passado um ataque aéreo na fronteira com a Síria em retaliação, juntando-se a todos os presidentes americanos de Ronald Reagan em diante que ordenaram um bombardeio de países no Oriente Médio. Não houve reação imediata do Irã ao exercício naval.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Associated Press
A sigla HNLMS só se aplica a navios da marinha holandesa e não da belga, pois significa His Netherlands Majesty’s Ship.
Pois é, mas acontece que o texto original está assim, por isso não alterei.
A desestabilização do Oriente Médio conduzida pela teocracia fascista iraniana, que arma e financia terroristas do Yemen ao Líbano no intuito de obter a hegemonia regional travando guerras assimétricas e de desgaste contra outros atores regionais como Arábia Saudita e Israel, inevitavelmente está levando a uma presença maior de elementos militares dos países importadores de petróleo como Japão e principalmente os EUA.