Por Guilherme Wiltgen
O Wilson Sons Estaleiros (WSE) realizou a docagem do Navio-Patrulha Guaporé (P 45), localizado no Guarujá/SP.
O NPa Guaporé pertence a Classe Grajaú e possui um deslocamento de 197 ton (217 ton carregado), 46,5 m de comprimento, 7,5 m de boca e 2,3 m de calado.
O serviço contratado pela Marinha do Brasil inclui procedimentos de manutenção e reparos para preservar a integridade estrutural e operativa do patrulha. A sua entrada no dique-seco foi realizada pelo rebocador WS Jupiter, da frota de rebocadores da WSE.
O NPa Guaporé está subordinado ao Comando do 8º Distrito Naval e pertence ao Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste (GptPatNavSSE).
Construído na Alemanha, o Navio-Patrulha Guaporé foi lançado ao mar em 24 de janeiro de 1995 e incorporado à Armada em 29 de agosto do mesmo ano, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, sendo o terceiro navio a ostentar esse nome.
FOTOS: WSE
Conheça mais sobre o Wilson Sons Estaleiros:
Corveta Tamandaré: Wilson, Sons o estaleiro do Consórcio Damen Saab
Esse serviço não poderia ser feito no AMRJ?
Com 2 anos de duração, sim!
No Wilson, uns 2 meses…
Bem isso! Basta vero tempo de manutenção dos meios e a construção dos navios patrulhas que, diga se de passagem, já estão um bom tempo lá.
Com certeza devem existir outros motivos, NE Brasil e navios polares, anualmente fazem suas manutenções no AMRJ, antes de suas comissões e não lembro de ter havido nenhum atrasos nessas nos últimos anos.
Exatamente Ericwolff, parece que a marinha começou a abrir os olhos e contratar estaleiros realmente profissionais que entregam no prazo estipulado e com serviço bem feito.
Parabéns Marinha do Brasil !
Quanto a contratação pela MB destes ” estaleiros profissionais”, podemos incluir o Eisa nesse grupo, pois o contratamos para construir 5 NaPas, mais rápido e com melhor qualidade e, no final da estória, não construiu nenhum, faliu, e agora o AMRJ vai consertar o erro.