Na tarde do dia 2 de outubro, a aeronave da Marinha do Brasil UH12 “Esquilo” acionou seus rotores com o propósito de cumprir um importante adestramento para qualificação dos Aviadores Navais, em Cuiabá (MT).
Com o objetivo de capacitar a tripulação a realizar voos visuais noturnos, em áreas de jurisdição do Comando 6º Distrito Naval, os pilotos efetuaram a ambientação para voo noturno, além do reconhecimento de possíveis pontos de pouso naquela região. Três aviadores foram qualificados para o cumprimento da missão.
Essa capacitação permite abranger uma maior gama de tarefas na região, bem como constituir uma importante qualificação na formação e ascensão profissional dos aviadores navais.
FONTE: MB
Seria importante poder fazer operação noturna artilhado a frente da frota fluvial com NVG, evitando emboscadas de força inimiga. O combate as FARC é exemplo dessa necessidade, mesmo uma força pequena com AK´s e RPG´s pode fazer um grande estrago em um NaPaFlu, Outra solução e ter pequenos drones com visão noturna para saber o que há após a curva do rio…