No dia 7 de fevereiro, o 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1) recebeu os Oficiais-Alunos do Estágio de Qualificação para Futuros Comandantes de Submarino (EQ-FCOS) de 2024. A comitiva, liderada pelo Comandante nomeado do Submarino Riachuelo (S-40), Capitão de Fragata Felipe Fampa Negreiros Lima, teve a oportunidade de conhecer as capacidades de Guerra ASW (Anti-Submarine Warfare) do SH-16 Seahawk (Sikorsky S-70B Seahawk), incluindo o sonar HELRAS DS-100 e o torpedo MK-46 Mod5A(SW).
Os Oficiais-Alunos, por sua vez, apresentaram aos pilotos e operadores de sensores da aeronave as características do submarino Classe Riachuelo, abordando seu projeto, diferenças em relação aos submarinos da classe Tupi e Tikuna, capacidades operativas, doutrinas de ocultação e outras particularidades.
Essa interação entre Aviadores Navais e Submarinistas proporcionou uma troca valiosa de informações e experiências, contribuindo para o aprimoramento operacional do EsqdHS-1 e dos futuros Comandantes de submarinos.
Está pegada dos aviadores navais e os submarinistas é muito boa, mas se a marinha tivesse o comando e controle dos aviões de patrulhas e guerras navais, os p3 e os ” E195E2 modificados p guerra navais” seria melhor….
O militar brasileiro precisa saber fazer política, lidar com tradições e culturas, e aproveitar melhor o tempo oportunidades e recursos…
A pandemia fez muitas pessoas ficarem com orçamentos familiares apertados, mais pobres, com exceção do funcionalismo público (civil, militar e politico).
Abraço