Por Adriana Melo
Especialistas em explosivos iraquianos estavam trabalhando para desativar uma grande mina descoberta em um petroleiro no Golfo Pérsico e evacuar sua tripulação, disseram as autoridades na sexta-feira.
A declaração foi feita um dia depois de duas empresas de segurança privada, disse marinheiros temiam que tinham encontrado uma mina limpet no MT Pola, um petroleiro liberiano-sinalizado nas águas fora do Iraque porta i de Basra. Uma mina de lapa é um tipo de mina naval que se fixa na lateral de um navio, geralmente por um mergulhador membro das forças especiais. Mais tarde, ele explode e pode danificar significativamente uma embarcação.
O comunicado do Iraque i disse que a mina foi anexada a um petroleiro alugado da SOMO, da Iraq Oil Marketing Company, que estava reabastecendo outro navio. As forças navais do Iraque estão fazendo “um grande esforço para cumprir a missão” com segurança, disse a Célula de Mídia de Segurança do Iraque, que é afiliada às forças de segurança do país.
Foi a primeira confirmação oficial iraquiana de que uma mina foi descoberta em um navio-tanque iraquiano que transferia combustível no Golfo Pérsico para outro navio. Não identificou os navios ou forneceu mais detalhes.
A descoberta ocorreu em meio ao aumento das tensões entre o Irã e os EUA nos últimos dias do governo do presidente Donald Trump.
Os Estados Unidos já realizaram sobrevoos de bombardeiros B-52 e enviaram um submarino nuclear ao Golfo Pérsico sobre o que as autoridades de Trump descrevem como a possibilidade de um ataque iraniano no aniversário de um ano do ataque dos drones americanos em Bagdá, que matou um importante iraniano general e um importante líder da milícia iraquiana.
O Iraque está comemorando o aniversário com uma série de eventos esta semana.
Na quinta-feira, o United Kingdom Marine Trade Operations, uma organização sob a marinha real britânica, disse em seu site que um “objeto desconhecido” foi anexado ao casco de um navio nas proximidades do porto iraquiano de Khor Al-Zubair, sem fornecer mais informações.
O Pola serve como armazenamento flutuante de óleo combustível da Organização Estatal de Marketing de Petróleo do Iraque, disse Sudharsan Sarathy, analista sênior de petróleo da empresa de análise de dados Refinitiv. Embarcações menores carregam o óleo combustível para o navio, que então realiza transferências de navio para navio no Golfo Pérsico para os clientes.
Sarathy disse que o Pola estava realizando uma transferência de navio para navio com o MT Nordic Freedom, um navio-tanque com bandeira das Bermudas.
O comunicado de sexta-feira disse que uma equipe de manuseio de explosivos do Ministério do Interior do Iraque foi levada de avião para o local depois que um “corpo estranho” foi observado preso a um dos navios na área de espera em águas internacionais do Iraque, a 28 milhas náuticas dos portos de petróleo iraquianos.
Apesar das ondas altas, o navio que recebia o combustível foi evacuado enquanto a equipe iraquiana ainda trabalhava na neutralização da mina e na evacuação do navio de reabastecimento, disse.
Em 2019, os Estados Unidos culparam o Irã por uma série de ataques de minas de lapa a petroleiros perto do Estreito de Ormuz, a foz estreita do Golfo Pérsico por onde passa 20% de todo o petróleo do mundo. O Irã nega estar envolvido.
FONTE: O Petróleo