Por ocasião da inauguração da fábrica alemã no Brasil Krauss-Maffei Wegmann (KMW) em Santa Maria (RS), no dia 9 de março de 2016, o presidente mundial da empresa, Frank Haun, realizou a entrega ao Comandante Militar do Sul, General de Exército Edson Leal Pujol, de um exemplar do material antiaéreo Gepard 1A2 dos oito previstos para modernização.
Essa modernização está sendo realizada visando ao emprego na defesa dos Jogos Olímpicos de 2016, que ocorrerá neste ano no Rio de Janeiro.
Esse exemplar do Gepard será empregado pela 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea, Santa Maria (RS).
FONTE e FOTO: EB
Só acho estranho o padrão de camuflagem. Parece não corresponder ao ambiente brasileiro.
Meu caro Topol mais uma vez voce esclareceu e contribui para nos amantes da industria militar de devessa
Deve ser uma modernização mais voltada a parte mecânica… uma reforma.
Então será uma modernização meia boca, apenas uma atualização dos sistemas (software) e não o acréscimo de mais capacidade, como a instalação de mísseis tipo MANPADS, é isto?!?!
Bem lembrado poderia ter implementado nesta atualização sistema de misseis curto alcance desta forma teriamos um sistema anti areo muito mais eficiente.
José Roberto, a Alemanha chegou a fabricar alguns protótipos do Gepard armado com mísseis Stinger nos anos 80 ma so mesmo não chegou a ser adquirido, mas provou por vários testes o proveito que esta junção proporciona aproveitando o radar e a proteção blindada do Gepard com a precisão e confiabilidade dos MANPADS.
Por este mísseis serem de guiagem autônoma o mais importante seria um mecanismo para apontar o missil no ângulo correto, já que a rotação se faria junto com a torre e disparar…
Para nossas forças armadas que já estão hebituadas com o Igla-S seria excelente, mas…
Não sabia que os Gepards estavam sendo modernizados… pena que não foi implementados os mísseis de curto alcance, seria uma ótima decisão, mas infelizmente…
Outra coisa, para qualquer gasto com defesa nesse país é necessário uma “desculpa”, dá até vergonha, “usar os Gepards para defesa das olimpíadas…” Isso é piada, mas fazer o que, essa é a única forma de justificar o investimento…. e ainda apor cima apenas 8 unidades, trágico.
Oi Topol, acho que essas 8 unidades serão modernizadas para as Olimpíadas, mas nada impede que as 24 unidades restantes sofram o mesmo processo.
Se não me engano, a modernização dessas unidades é bem simples, apenas para atualizar alguns sistemas para equipara-los os Leo 1A5, facilitando a manutenção de todos.
Padilha tu sabes quais itens foram modernizados ou substituídos no Gepard ???