Por Luiz Padilha
Nesta quarta-feira, 07/02, a EMGEPRON fechou um contrato com a TideWise, em uma parceria estratégica de construção de USVs SUPPRESSOR, que irá revolucionar a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) do País.
O contrato visa contemplar o projeto de engenharia e construção de embarcações autônomas multipropósito. O primeiro USV (Unmanned Surface Vehicle) SUPPRESSOR será produzido em parceria com a Tidewise, utilizando alumínio naval, com 7 metros de comprimento e movido por propulsão a diesel, associado a uma estação móvel de controle em um container de 20 pés.
“O contrato visa a construção de dois tipos de USVs, sendo o SUPPRESSOR 7 (7 metros de comprimento) e o SUPPRESSOR 11 ( 11 metros de comprimento). Ambas as embarcações serão dotadas de configuração básica que é composta de sensores de navegação, sonar multifeixe e ROV (Remote Operated Vehicle)”, disse o Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante Edesio Teixeira Lima Junior.
Ainda sobre a construção de dois modelos de USV, o VA Edesio disse que o SUPPRESSOR 7 foi pensado para ser embarcado e operado nas futuras Fragatas classe Tamandaré e nos futuros Navios Patrulha de 500 toneladas. Já o SUPPRESSOR 11, será operado por estações terrestres, ambos podendo operar remotamente até 300 milhas da costa, o que irá proporcionar a Marinha do Brasil ou a outro cliente que necessite de uma embarcação com essas características, um ganho operacional fantástico.
Testes em Salvador
“O nosso USV Tupã foi utilizado em uma sequência de demonstrações em Salvador para validar as capacidades técnicas do sistema como um todo, com foco na parte de software e integração de hardware. Logo após finalizar a parte do detalhamento técnico e a parte gerencial, será iniciada a construção do primeiro SUPPRESSOR com previsão de 18 meses para sua conclusão”, disse Rafael Coelho, CEO da TideWise.
O Diretor Técnico-Comercial da Emgepron, Vice-Almirante (RM1) Flavio Macedo Brasil, explicou como ocorreram os testes do USV Tupã em Salvador e seus resultados para o amadurecimento do futuro SUPPRESSOR.
Com um orçamento estimado em 20 milhões de reais, a construção da primeira embarcação tem previsão de conclusão para o final do ano de 2025. O contrato ainda abarca a entrega de um protocolo de interface para a embarcação (Application Programming Interface – API), visando o atendimento das demandas específicas dos seus operadores, especialmente, no que se refere ao controle e à segurança das comunicações.
O programa é o primeiro do mercado brasileiro e da América Latina que visa a construção de embarcações autônomas de superfície multipropósito no país, com foco no Setor de Defesa e Segurança, como também no mercado Offshore, pois o SUPPRESSOR da TideWise pode realizar inspeções autonomamente em plataformas de petróleo e usinas eólicas.
O USV SUPPRESSOR oferecerá capacidade para a guerra de minas navais, guerra antissubmarina, além de vigilância em águas jurisdicionais marítimas, costeiras, fluviais e restritas, tais como em baías e lagos. A embarcação também possibilitará às Forças de Defesa e Segurança o emprego na segurança à navegação e do tráfego marítimo, levantamento hidrográfico, pesquisa oceanográfica ou combate a ilícitos.
O contrato consolidará a materialização da parceria estratégica entre a EMGEPRON e a TideWise, ambas as empresas associadas ao Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ), representando um importante marco de desenvolvimento da BIDS, que apresenta soluções inovadoras para o ambiente marítimo e atividades correlatas, além de proporcionar à indústria nacional do setor maior autonomia em tecnologias sensíveis para o País.
As características intrínsecas a esse tipo de embarcação, proporcionam versatilidade, permanência e resiliência em ambientes operacionais marítimos desgastantes e de elevado risco à vida humana, além de prover maior viabilidade econômica e sustentabilidade ambiental na sua operação. Dessa forma, pode ser operada remotamente ou de forma autônoma, com significativa mobilidade estratégica, seja por via terrestre, marítima ou aérea, otimizando custos logísticos e operacionais.
Características técnicas
Este Usv não é adequado para classe de navios.
Se vc ler, são 2 tipos de SUPPRESSOR. O menor será para operar a partir das FCTs e dos NPas de 500T.
Bom dia Padilha devido a necessidade de novos navios caça minas os primeiros navios patrulha a serem construidos seriam adaptados para esse fim?
Obrigado
Abs.
A ideia é essa.
Se a crise político institucional que atualmente está envolvendo as forças (por culpa exclusiva da irresponsabilidade do Ministro Moraes e sua violação de preceitos constitucionais )não se resolver e, considerando os eventos político e ainda geopoliti os recentes… acredito fortemente que ter ou não ter USV nos navios patrulha vão ser a última coisa que debatermos por aqui e em outros sites de tematica militar…. a caserna está nervosa…
Boa tarde Padilha será que teremos a construção do Napa BR 500 adaptado para levar o USV e ROV?
Obrigado
Abs.
Positivo