A Zodiac MilPro utilizou sua embarcação Hurricane de 11 metros para atravessar a passagem Noroeste de St John na província de Terra-nova, costa leste do Canadá até Victoria, próximo a Vancouver na Colômbia Britânica costa Oeste do Canadá.
A Passagem do Noroeste é uma via marítima composta por uma sequência de estreitos no norte da América, acima do Círculo Polar Árctico, e que permitem a ligação do estreito de Davis no lado atlântico, ao estreito de Bering, ou seja, entre o oceano Atlântico e o oceano Pacífico.
A Passagem do Noroeste consiste numa série de canais profundos entre as ilhas que compõem o Arquipélago Árctico Canadiano. Tem cerca de 1450 km de comprimento. A odisseia da embarcação ainda se estendeu por todo estreito de Bering, costa do Alasca e Canada até a fronteira com os EUA.
A Passagem é uma rota possível através das ilhas do norte do Canadá, quase sempre cobertas e rodeadas de gelo. Tem-se falado muito na possibilidade da passagem se abrir por causa do efeito de aquecimento global e consequente degelo, o que diminuiria consideravelmente o trajecto marítimo entre a Europa e a Ásia. Até recentemente a rota só era praticável por navios Quebra Gelo com potência suficiente para abrir caminho pelo gelo e durante os meses mais quentes do Verão árctico; no entanto, a ESA (European Space Agency) divulgou recentemente que a passagem está aberta e limpa de gelo.
Especulava-se na comunidade de transporte internacional de mercadorias que esta via pudesse vir a ser navegável na década de 2020, e que se poderia converter numa eficaz rota de substituição dos actuais trajectos pelo Canal do Panamá ou pelo Canal do Suez. Por exemplo, hoje em dia o trajecto Londres – Osaka é de 23.300 km pelo Canal do Panamá e de 21.200 km pelo Canal do Suez. Esta viagem seria de apenas 15.700 km pela Passagem do Noroeste.
A passagem Noroeste somente foi conquistada em 1906 pelo norueguês Roald Amundsen que conseguiu alcançar com um pequeno veleiro a costa pacífica do Alaska após uma viagem de três anos, fazendo assim a primeira travessia da passagem noroeste do mundo moderno.
A Zodiac MilPro por intermédio da sua subsidiária Hurricane,cuja fabrica se encontra em Vancouver, resolver testar a performance da embarcação ZH 1100 OB com 3 motores de popa de 300hp cada realizando a navegação pela passagem Noroeste.
O resultado dessa odisseia que comprovou a qualidade das embarcações Zodiac, preparadas para enfrentar as mais severas condições climáticas e de mar pode ser comprovada em ambos vídeos abaixo:
A viagem que durou 2 meses comprovou as características de robustez das embarcações Zodiac MilPro em particular da linha Hurricane projetada para enfrentar as mais exigentes tarefas, que no caso da viagem em questão foi realizada sem sobressalentes para motores, casco e flutuadores.
Essa demonstração comprova a capacidade das embarcações da Zodiac MilPro para operar em ambientes extremos como a Antártica ou em missões de Busca e Salvamento (SAR em inglês) por toda costa brasileira.
Talvez mais interessante que a ação desempenhada pela embarcação da Zodiac MilPro, seja a possível abertura de passagem ( pelo aquecimento global!!!) Noroeste Canadense… é realmente um fator impactante aos players da logística internacional.