A implantação de uma segunda Esquadra da Marinha do Brasil e investimentos em pesquisas científicas e tecnológicas no Maranhão foram assuntos abordados no encontro entre o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, e o governador do Estado, Flávio Dino, nesta quinta-feira (11).
Na ocasião, o governador solicitou ao Ministério da Defesa apoio em medidas políticas e administrativas para o andamento dos pedidos. Um é a continuidade dos estudos visando à implantação de uma nova Esquadra da Marinha, tendo como sede o Maranhão. “Já houve há alguns anos esta definição, em âmbito técnico. Agora, precisamos de apoio para avançar nessa questão”, disse o governador.
O outro é referente ao desenvolvimento científico e tecnológico para o Estado do Maranhão: “Em razão de sediarmos a base aeroespacial de Alcântara, nosso pleito é de que haja investimentos nesse setor, a partir da extensão dos trabalhos acadêmicos do ITA, levando em conta a possibilidade da instalação de uma unidade desse instituto em nosso Estado ”, defendeu Flávio Dino.
FONTE: MD
Uma boa coisa isso aí hein ….só esta faltando armar o cisne branco com canhões, radares e lança mísseis e comissiona-lo para serviço na ativa….porque do jeito que a coisa ta caminhando…só vai sobrar pó de esquadra….
Podemos não ter verbas disponíveis no momento, mas esses estudos são de suma importância para se ganhar tempo, eu acredito que devemos ter no mínimo três esquadras para guarnecer um litoral gigante como o nosso,a Marinha esta atenta a isso !
Não há nada demais em se falar ou planejar uma segunda base, ela só será feita quando houver verba, assim com um novo porta-aviões, caças embarcados modernos, etc. Nós costumamos achar um absurdo as conversas entre a classe política (o que realmente é), mas eles se conhecem e sabem muito mais do que nós o que da para fazer ou não, afinal o dinheiro está nas mãos deles, eles fazem quando é conveniente, como tudo neste país é feito por conveniência e interesses alheios a nossa vontade.
Estou por fora desse tema. A marinha anunciou oficialmente a escolha da nova base? Nunca li nada a respeito! De qualquer forma, uma segunda esquadra pode ter um efeito positivo nas criticas feitas aqui sobre essa nova estrutura da marinha: quando se construir navios daqui pra frente a mentalidade da marinha e do governo será de que x quantidade se destinará á base norte (Maranhão) e x quantidade á base sul (Rio de Janeiro). Claro que é um raciocínio mais teórico do que prático ($), mas não deixa de ser uma mudança de mentalidade pela forma como se distribuirão os navios.
A quase dez anos já está MILITARMENTE definido que em algum ponto do futuro a Marinha do Brasil terá uma segunda Esquadra sediada no Nordeste.
É claro que neste momento de dificuldade orçamentária não é propício para iniciar esta empreitada.
Estamos neste momento TENTANDO manter um mínimo de operacionalidade na única Esquadra que temos no Rio de Janeiro, recuperar o nosso único NAe e transforma-lo numa unidade nova para mais duas ou três décadas de serviço , de concluir o ProSub e de conseguir iniciar o Programa das Corvetas Classe Tamandaré e/ou retirar da suspensão criogênica o ProSuper.
O que se pode fazer hoje é iniciar as obras da futura base, isolando o terreno e construindo os primeiros piers e oficinas para ao longo desta segunda metade desta década iniciar um programa de estação de embarcações na futura base da Segunda Esquadra para que os militares da MB comecem a se habituar a operar e conhecer a área da Baia de São Marcos e as imediações da Ilha do Medo.
O fato do Brasil estar em dificuldades orçamentárias não pode impedir que as forças militares continuem programando e perseguindo os objetivos de LONGO PRAZO, mesmo que a passo de tartaruga pela falta de recursos.
Se pensar assim então nada de segunda Esquadra, Astros 2020 ou Gripen NG….
Isso deve ser piada! Governador do Maranhão vai pedir ajuda para Ministério da Defesa, a União não consegue nem substituir os fuzis, manter os projetos em andamentos, navios indo pra baixa um após o outro e querem criar uma nova esquadra
É inegável a precisão que temos de uma segunda esquadra e até uma terceira num futuro mais remoto ”ainda ‘, embora o mar não esteja para peixe (sic) sempre há a necessidade de se projetar o futuro, o estado do Maranhão é um dos estados mais miseráveis da federação, tomara que a presença dessa futura sede da Marinha traga mais qualidade de vida a esse bravo e merecedor povo maranhense ! Os projetos devem seguir em estudo para que sejam postos em prática no momento propício !
Cavalheiros eu sei que o momento é ruim, de pessimismos, mas é nessas horas que precisamos ser mais fortes, e não nos deixar abater, vamos em frente claudicando, devagar, mas sempre em frente rumo ao objetivo, o BRASIL é feito em qualquer tempo ,no passado,no presente e no futuro !
Meu Deus! Mas o que passa na cabeça deste povo lá do Planalto e os MD’s da vida (sem mencionar os CMT da MB)?
Não temos meus navais de superfície nem para a atual esquadra (se é que a podemos chamar assim) e estão pensando em criar outra?
Com o quê? Câmeras de pneus, armadas com Taurus .38?
De verdade … vamos reaparelhar o AMRJ, virar nossa atenção para as embarcações da Sansung ou mesmo dos Russos, ou ainda se houver condições para as Bremen (acho que 4 foram descomissionadas mas nem sei para aonde e em que estado estão, me parece que a Colômbia tinha interesse em duas delas mas também não sei no que deu… ) ou T-23 pelo menos três estão prestes a dar baixa…estão só o pó mas em melhor condições que muitos meios da MB atualmente.
CM
Os Políticos neste país estão fora mesmo no assunto Defesa Nacional, mal temos uma esquadra, querem duas .