Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos: 03 de setembro de 2024 – O Grupo EDGE, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, assinou um acordo de cooperação estratégica com a Marinha do Brasil para concluir o desenvolvimento do Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP) até o final de 2025.
De acordo com o documento assinado, o Grupo EDGE e a SIATT, a maior especialista em armas inteligentes do Brasil, fornecerão os recursos necessários para garantir que o MANSUP seja entregue a tempo de ser integrado às novas Fragatas da Classe Tamandaré da Marinha. O acordo também fornece a estrutura para que o Grupo EDGE utilize a tecnologia e os dados técnicos do MANSUP no desenvolvimento do MANSUP-ER (míssil de alcance estendido).
Para Rodrigo Torres, Diretor Financeiro do Grupo EDGE, esse programa não apenas fortalece os setores de defesa do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos, mas também, em colaboração com a SIATT, promete benefícios que vão além do desenvolvimento de mísseis. “Eles levarão ao estabelecimento de novas fábricas e criarão inúmeras oportunidades de emprego, promovendo o crescimento de toda a base industrial e da economia. Estamos entusiasmados com o avanço de nossa colaboração com as Marinhas do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos, à medida que expandimos nossa família de sistemas de mísseis e impulsionamos a transformação no setor de defesa”, disse.
A assinatura, realizada durante uma visita oficial da Marinha do Brasil ao Grupo EDGE, contou com a presença do Almirante-de-Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Diretor-Geral do Material da Marinha do Brasil; do Contra Almirante Emerson Gaio Roberto, Comandante da Força Aeronaval; do Contra Almirante Carlos Henrique de Lima Zampieri, Diretor de Sistemas de Armas Navais; Contra Almirante Marcelo da Silva Gomes, Diretor de Gestão de Programas da Marinha e Diretor de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha; Contra Almirante Sergio Blanco Ozório, Diretor de Aeronáutica da Marinha e Capitão-Tenente Cleiton Souza da Silva, Assistente da Diretoria de Material da Marinha.
O acordo é a mais recente evolução em uma colaboração contínua entre o Grupo EDGE, a SIATT e a Marinha do Brasil. Pouco depois de adquirir uma participação de 50% na SIATT, o Grupo EDGE anunciou uma grande expansão da base de fabricação da SIATT em São Paulo e dois contratos para entregar o MANSUP e o MANSUP-ER à Marinha do Brasil e ao Ministério da Defesa dos Emirados Árabes Unidos.
NOTA DO EDITOR: Semana que vem, a convite do EDGE Group, o editor do DAN Guilherme Wiltgen estará visitando as unidades da empresa em Abu Dhabi.
Guilherme,
Aí sim…, vai dar um role em Abu Dhabi….
Se não for abusar da ocasião, gostaria de saber como a empresa edge vê a espancao do grupo brics, já q muitos países tem suas industrias de defesa?!,
Outra, a Arábia Saudita, e outros países estão se afastando do dólar e do autoritarismo est@dun1denssse, e o mundo esta tendo outra perspectiva?!,
Outra, como o Emirados Unidos e os países do Oriente Médio, estão vendo a questão 1r@el e h@m@s e os conflitos?!,
Outra, os entusiastas e especialistas em temas e assuntos militares, como eles obtem informações principalmente dos seus países no Oriente Médio?!…
Obrigado e boa viajem!
Abraço
Roberto,
Dentro do possível, tentarei respostas para alguns dos seus questionamentos.
Abs e obrigado!
A pergunta clássica, acho q é de todos, como o Edge vai administrar as empresas q associou e comprou?!….
Exemplo Siatt + Edge, e edge + outras empresas, a siatt tem como assessar outras empresas e projetos conjuntos usando o edge como ponte, elo.
Mas o lado negativo, é q alguém mau intencionado ou intenções alheias, pode transferir ou vender projetos de uma empresa p outra, usando o edge como ponte….
Abraço
Se a marinha fizer um bem bolado e aproveitar as oportunidades, ela pode fazer acordos, contratos…. com os chineses e ou indianos p construir ou modificar, reconstruir os su30/33/35, do tipo chinês + Embraer, ou indiano + Embraer, os caças vindo inclusive com fluxo vetorial de empuxo e eles poderiam lançar os mísseis Brahmos e mansup er/LR….
Abraço
Boa noite amigo Guilherme falando em misseis os harpoon comprados pela FAB está integrados aos P3AM ou seja podem serem disparados pelo avião?
Obrigado
Abs
Fabio,
Sim, uma equipe da USN esteve no Brasil para fazer a certificação do Harpoon no P-3AM.
Abs
Fantástico, que a Mansup voe ventos mais altos com a Edge Group.