O ECA Group assinou com a UMS SKELDAR, um contrato para fornecer o SKELDAR V-200 como parte da capacidade de contramedidas de minas, dentro do programa liderado pela Belgium Naval & Robotics, consórcio formado entre o Naval Group e o ECA Group, que fornecerá doze caça minas equipado com sistemas de drones (Toolbox) para as marinhas da Bélgica e da Holanda.
Trabalhando em 12 navios de nova geração (seis para a marinha belga e seis pata a Holanda), este contrato é o primeiro a materializar o conceito de stand-off usando Toolbox, um sistema composto por drones a serem utilizados pelos operadores para cumprirem missões autônomas de desminagem.
O UAV SKELDAR V-200 é uma parte integrada, que também consistirá em drones de superfície USV INSPECTOR125, drones subaquáticos AUV A18-M, sonares rebocados T18 para detecção de minas, ao lado do sistema MIDS (Mine Identification and Disposal System) para identificação e neutralização de minas, SEASCAN e K-STER. Selecionado também pelas marinhas alemã e canadense, o SKELDAR V-200 fornece uma capacidade de ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance), para aumentar sua capacidade de realizar missões primárias e secundárias.
“Temos o prazer de anunciar a escolha do UMS SKELDAR como parceiro para ingressar no primeiro programa de marinhas do mundo com base em tecnologias autônomas. Juntamente com o Naval Group, acreditamos que fortes parcerias e estreita cooperação são fundamentais para o sucesso deste projeto”, afirmou Jean-Louis Sambarino, diretor de programa da ECA Group.
Falando sobre o mais recente contrato de Marinhas da OTAN, Axel Cavalli-Björkman, CEO da UMS SKELDAR, explicou: “Esta é uma conquista significativa para nós, pois confirma nossas capacidades de liderar o mercado nesse setor. O SKELDAR V-200 foi concebido como uma plataforma naval e continuamos um programa de aprimoramentos, incluindo sensores e alcance de voo, além de melhorias em nosso motor”.
“O SKELDAR V-200 é sem dúvida um ativo essencial no conceito de stand-off. Este UAV, com seus sensores integrados, melhorará a consciência situacional e melhorará o processo de detecção de minas. Em última análise, isso resultará em uma missão mais eficiente e segura para os nossos tripulantes”, concluiu o Comandante Claude Bultot, diretor do programa na Marinha Belga e Holandesa.
No contrato assinado com o ECA Group, as entregas do SKELDAR V-200 devem começar em 2023.
FONTE: ECA Group