Foi realizado no período de 23 a 25 de agosto, como parte das celebrações dos cem anos da Aviação Naval e em cumprimento ao Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos/2016, o XXIII Simpósio de Segurança de Aviação da Marinha.
O evento promovido pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha, com o concurso do Comando da Força Aeronaval, aconteceu no auditório do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e teve como propósitos a disseminação da cultura de segurança de voo, novas práticas e equipamentos de segurança, a atualização do público em relação às novas tecnologias e procedimentos em uso na aviação mundial e o incremento do relacionamento profissional entre as diversas organizações representadas.
Neste ano o evento teve um dia dedicado principalmente à história da Aviação Naval, com palestras de Oficiais Generais do Serviço Ativo e Inativo da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro (EB), brindando a audiência com um encadeamento histórico dos episódios mais relevantes nestes 100 anos da Aviação Naval.
Dentre outros episódios, foram relatados alguns momentos históricos da Aviação Naval, como a aquisição dos aviões A-4 Skyhawk, a entrada em operação dos helicópteros SH-3 e a retomada da operação de aeronaves de asa rotativa do Exército Brasileiro.
Nas demais palestras, o foco foi especificamente a segurança das operações aéreas, com a participação de psicólogos e médicos de aviação, que abordaram aspectos importantes relacionados ao fator humano nas ocorrências aeronáuticas; de profissionais de engenharia que discorreram sobre procedimentos de análise de óleo; e de empresas aeronáuticas que apresentaram inovações tecnológicas de ponta e novas maneiras de gerenciar a manutenção de aeronaves.
Por fim, representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) apresentaram a importância do uso do simulador na transição do painel de instrumentos de voo analógico para o digital, risco de fauna, sistemas de apoio à decisão e óculos de visão noturna “OVN/NVG” e seus aspectos de utilização sob o ponto de vista dos representantes do EB e FAB.