Comemora-se, no dia 28 de março, o Dia das Comunicações Navais. Nessa data, é homenageado, também, o Vice-Almirante Tácito Reis de Moraes Rego como seu Patrono.
Em 1907 era criado o Serviço Radiotelegráfico da Marinha (SRM) e estabelecidas as instruções para o Serviço de Telegrafia sem fio da Armada Nacional, passando o Posto Rádio da Marinha a denominar-se Estação Central da Ilha das Cobras.
Coube ao 1° Tenente Tácito Reis de Moraes Rego a honra de ser designado como seu primeiro Encarregado, assumindo em 19 de abril do corrente ano.
Serviços Relevantes Prestados e Relação de Afinidade com a OM
Apresentava-se ao mundo e em especial às Marinhas, uma nova tecnologia para as Comunicações Navais. Esse novo invento foi considerado de importância singular, pelas mudanças relevantes que provocaria nas Comunicações Navais, em todas as Marinhas do mundo e nas operações de Guerra Naval: a radiotelegrafia.
A Marinha do Brasil foi uma das primeiras Marinhas do mundo a disponibilizar essa nova tecnologia nos seus navios e Organizações Militares (OM) de terra.
A carreira de Moraes Rego e a evolução da radiotelegrafia na Marinha do Brasil foram crescendo paralelamente. Ele dedicou seu serviço ao trato das radiocomunicações navais, tendo sido prestigiado e, ainda jovem, nomeado Encarregado da Estação Radiotelegráfica da Ilha das Cobras.
Sua participação foi sempre destacada na instalação de diversas estações rádio nos navios e nas OM de terra da Marinha.
FONTE : Nomar