O Ajuste Técnico relativo à preparação de Modernização do Navio-Aerodrómo (NAe) “São Paulo”, foi assinado pelo do Diretor-Geral do Material da Marinha (DGMM), Almirante-de-Esquadra Luiz Guilherme Sá de Gusmão, representando o Ministro da Defesa do Brasil, e pelo Diretor Geral para o Armamento (DGA), Laurent Collet-Billon, representando o Ministro da Defesa da França, em Paris, no dia 27 de março.
Essa parceria bilateral visa, dentre outros, o auxílio na elaboração do projeto de concepção e no estudo de exequibilidade para modernização do NAe “São Paulo”, especialmente nos sistemas de geração e distribuição de energia; propulsão diesel-elétrico; geração de vapor para as catapultas; e no arranjo geral.
A futura Modernização do NAe “São Paulo, visa além da extensão da vida útil desse Meio, a manutenção do conhecimento na operação da aviação embarcada, principalmente a de asa fixa, sendo empregado como núcleo das Forças Navais, constituindo-se no principal Meio para a execução da Tarefa de Controle de Área Marítima.
FONTE: Nomar
As turbinas Tyne e Olimpus deveriam ser substituidas pelas LM2500 e, em termos de armamento, seria ideal a adoção do ESSM, com 50 km de alcance, nos lançadores de popa e, mais uns 12 de lançamento vertical no lugar do lançador de BOROC! A Niterói são muito acanhadas em termos de míssies anti-navio: deveriam lançar ou 8 MM40 mk.3 (180 km) ou Harpoon (130 km)!
Se for para modernizar o A12 para ficar somente no vaivém entre o Rio e Santos nem compensa quero saber quais os navios que vão fazer a escolta do A12 quando ele ficar pronto vão ser os da classe amazonas a nossa frota de superfície está envelhecida e parece que não há luz no final do túnel em relação ao PROSUPER.
O NAE São Paulo será escoltado pelas fragatas Niterói. Elas receberão nova motorização e novos radares tb. Assim elas ficarão em condições de escoltar o porta-aviões até a chegada dos novos escoltas do Prosuper.
Mas ainda é cedo para falar. Mas fiquem atentos a isso.
Desculpe-me….
Não sei quais são as suas fontes, mas vc esta otimista demais.
Remotorização das Niterói, PROSUPER, A-12….
sinceramente nao acredito. Talvez pra daqui uns 5, 10 anos
Zorann, exatamente isso…otimismo exagerado…a realidade eh nua e crua……era anos atras e continua a piorar…Marinha de fato mesmo acredito q nao vai acontecer nos proximos 10 anos….ateh la, continuaremos a ler informacoes do faz de conta…ou….acredite de quiser….rsrsrsrsrrs cade a grana pra isso……..
Como sempre a marinha abrindo mais um”projeto” que vai terminar em nada, pois o defeito de todos os outros continua, a indicação de onde sairão os recursos….
Grande abraço
não duvido nada o Brasil firmar com a França a mesma parceria feita com o Prosub e desevolver um novo NAE.
Seria mais interessante marcar ”presença” a respeito dos 2 navios ”MISTRAL” russos .. hj retidos na França … confirmando a ”recusa” russo em receber esses navios …. vão precisar de novos donos… ^^ … espero q a MB esteja de olho