O Destroyer Type 45 HMS Defender, realizou o lançamento do míssil Sea Viper pela primeira vez. O Sea Viper é o principal escudo da Royal Navy contra ataque aéreo.
Segundos depois de deixar seu silo, o míssil com seus 310 kg -683 £, foi arremessado pelos céus do Atlântico em quase quatro vezes a velocidade do som. Sua presa era um drone Mirach – um jato de controle remoto de 13 pés, que voa a uma velocidade de até de 530 kts em altitudes tão baixas como 10 pés, ou tão elevadas como 40.000 pés.
O alvo foi destruído no céu pelo Sea Viper, provando a capacidade do navio, baseado em Portsmouth, fazer jus ao seu nome e defender a frota.
“Este é o ponto alto da minha carreira Naval e o culminar de meses de trabalho duro para minha seção. Foi realmente agradável colocar anos de treinamento em ação “, disse o Chief Petty Officer Engenharo “Nobby’ Hall, responsável pela manutenção do Sea Viper no HMS Defender.
FOTOS: RN
O missil do sistema Sea Viper, se definido com peso de 310kgs, é a versão de menor alcance, o Aster 15, com alcance superior a 30kms.
A versão Aster 30 tem peso de 450kgs, alcance superior a 100kms.
A denominação “Sea Viper” seria melhor aplicada como nome do sistema do míssil, e o termo “Aster” é associado a versão desse míssil, como acima citei, e as fontes técnicas referem ao termo Sea Viper como o sistema geral , e Aster como a família de mísseis em sí, ou seja, é uma nomenclatura generalizada onde acabam se fundindo as denominações, mas há que se entender a diferença.
Os franceses e italianos usam, por exemplo, lançadores ( sistemas tipo VLS ) Sylver A-43 ( Aster 15 a bordo do porta-aviões Charles de Gaulle ) e Sylver A-50 ( Aster 15 e Aster 30, ambos, a bordo da fragata Caio Dullio, classe Horizon) , respectivamente, operando o míssil Aster ( a arma em sí ).
O PAAMS ( Principal Anti Air Missile System ) é um programa conjunto desenvolvido pela França, Reino Unido e Italia, e no Reino Unido este programa foi denominado SEA VIPER.
O sistema completo Sea Viper é composto por: mísseis, lançadores de mísseis, sistemas de comando e controle, e radares associados.
O sistema Sea Viper dos contratorpedeiros ingleses Type 45 utiliza ambas versões do míssil Aster: 15 e 30.
Esse type 45 está entre os melhores do mundo no quesito de defesa anti-aérea de longo alcance, ele já cumpria muito bem a sua missão com o Aster 30 (100 km) nos 48 sistemas de lançamento vertical no castelo de proa, será que o Sea Viper é uma versão aperfeiçoada do (PAAMS) Áster 15/30 ?
O Aster e o Sea Viper são o mesmo míssil só mudaram o nome.
Ok, essa eu não sabia, obrigado pela informação !