Por Rajat Pandit
A Índia só vai entrar para o bilhonário desenvolvimento conjunto e produção do caça de quinta geração FGFA (Fifth Generation Fighter Aircraft) com a Rússia, apenas se houver transferência em larga escala de tecnologia, bem como “benefícios” para o esforço indiano de construir um caça stealth.
Fontes do Ministério da Defesa disseram que esta decisão foi tomada no “mais alto nível” para “não repetirmos os erros” de todo o programa de aquisição de caça Sukhoi SU-30MKI da Rússia, que custou a Índia Rs 55.717 crore sem qualquer ajuda no desenvolvimento da capacidade de fabricação do caça na Índia. “Embora maior parte dos 272 Sukhois (240 até agora) contratados da Rússia terem sido feitos pela Hindustan Aeronautics (HAL), eles foram, basicamente, montados aqui com kits importados. A HAL ainda não pode fabricar os Sukhois por conta própria” disse uma fonte. O Sukhoi montados na HAL (em torno de Rs 450 crore) são Rs 100 crore mais caros que o mesmo caça importado da Rússia.
Assim, apesar da pressão da Rússia para a assinatura do contrato, este está pendente há muito tempo de R&D (Research and Development) final para o FGFA. A Índia agora quer saber se realmente será o valor estimado de US$ 25 bilhões que vai gastar para introduzir 127 destes caças monoplaces. Os dois países, aliás, tinham um acordo intergovernamental do FGFA para 2007, que foi seguido por um contrato de US$ 295 milhões para o projeto preliminar em 2010, antes das negociações serem paralisadas.
A Índia tem agora previsto dois pré-requisitos essenciais para o projeto FGFA, além de analisar a sua inteira relação Custo x Benefício. Primeiro, deve haver ampla transferência de tecnologia, incluindo os “códigos-fonte”, para garantir que a Índia possa no futuro atualizar o caça com a integração de novas armas por conta própria. Segundo, ele deve ajudar diretamente o projeto FGFA indiano chamada Advanced Medium Combat Aircraft (AMCA), o trabalho de projeto preliminar para o qual está agora em curso, como foi anteriormente relatado pelo TOI (Times of India). “Isso é obrigatório. Uma comissão de alto nível dirigida por um Marechal da IAF, inclui também um professor do Indian Institute of Technology Kanpur e ex-chefes de HAL e do National Aerospace Laboratories (NAL), estão examinando todos estes aspectos. O governo vai se pronunciar depois que o relatório for apresentado em Abril “, disse a fonte.
O FGFA basicamente combina capacidade avançada stealth, de supercruise (alcançar velocidades de cruzeiro supersônico sem uso de pós-combustão), alta manobrabilidade e integração de multi-sensores em um único caça. Mas a IAF não está contente com o FGFA russo, também chamado de Sukhoi T-50 ou PAK-FA, porque o caça não possui capacidade stealth adequada e seu motor não tem potência suficiente. Estas são só algumas das 43 modificações ou deficiências, apontadas anteriormente.
A Rússia, porém, agora está prometendo que o FGFA indiano ou o “perspective multi-role fighter” será bastante diferente do Sukhoi T-50, com motores mais potentes e outras capacidades. Sob o contrato principal de R&D, Índia e Rússia devem contribuir com US$ 4 bilhões cada para o desenvolvimento dos protótipos, com testes e com infra-estrutura.
A entrega dos caças, que terá custo extra, era para começar 94 meses após a assinatura do contrato.
FONTE: TOI
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Na imprensa indiana tem matérias pró/contra Inglaterra, França, EUA, Rússia, Suécia, etc. E essa era mais uma contra a Rússia como fornecedora de armamentos para a Índia.
Dizer que o contrato de Su-30MKI foi “sem qualquer ajuda no desenvolvimento da capacidade de fabricação do caça na Índia” é ir contra os fatos públicos (relatórios diversos do governo indiano, etc).
Vide por exemplo parte de matéria de 10/2014 :
“Leveraging its expertise in Su-30MKI production, HAL Nashik is now domestically manufacturing 31,500 of the 43,000 components that are integrated into the fighter jet, in addition partially indigenising its AL-31FP engines, which are built in Koraput, Odisha, India. HAL Nashik facility chief S Subrahmanyan said: “More than 51% of the Su-30MKI by value is currently made in India, a little more than the 49% agreed with Russia in the contract signed in 2000 to build 140 fighters in India.”As of August 2014, IAF had 200 Su-30MKIs in service, with each set to undergo upgrade after flying 1,500 hours or 14 years, whichever is earlier.”
Ou seja, 51% do valor do Su-30MKI era fabricado na Índia em final de 2014. Incluindo partes do motor AL-31FP, radar, etc.
Ghutoz, vou dar uma conferida. Valeu.
Formiga, os Mig9 tinham HMD de 1ª geração….não é o mesmo que estamos falando aqui.
Praefectus, vamos aguradar pra ver…. não estou duvidando de você…mas quero ver isso funcional e operacional!!!
bae’s striker helmet gives fighter pilots “x-ray vision”
procura assim no google inclusive tem um video da bbc no simulador de voo do typhoon com o modelo striker I em 2012 já com a função, a bem da verdade todos os relatos de testes desses capacetes em aviões que encontrei (incluso o f35) os pilotos odiaram rsrsrs praticamente são tecnologias só para encarecer o projeto e enfiar goela abaixo (principalmente os fabricantes americanos, se aproveitando do grande orçamento e midia interna ).
É interessante atentar para o fato de os indianos terem dito que o T-50 tem capacidade stealth inadequada.
Esse sistema de visão no capacete já tinha no Mig-29, desenvolvido há mais de 30 anos.
Acho que essa questão de caça, porta-aviõesm etc serve apenas para vendas, intimidação de países menores, propaganda, etc. Tanto é que são hoje os maiores exportadores de armas. Na hora do vamos ver, o que define são os Misseis Balisticos, esses são os que impedem atualmente uma guerra. O resto é para ganhar dinheiro e gerar torcida Fla-Flu, que eu tinha quando era criança…. O meu pai é mais forte que o seu. Minha TV tem mais botão que a sua, etc.
Flanker meu caro,
Você quase pegou o fio da meada, mas a coisa é mais sofisticada, avançada do que seu cérebro é capaz de imaginar, estou falando do que será o supra-sumo em tecnologia nesta área nos próximos 30 anos.
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Obviamente que será uma “espécie de decoys,” que fará com que o adversário não tenha a minima noção de que tática utilizará diante do quadro apresentado em sua tela-radar…
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Grato
Ghutoz, tanto em artigos da Flightglobal como do Jane’s, o Striker II é descrito como um HMD, com fusão de dados, acompanhamento de alvos e mira acoplada, tendo capacidade de versão noturna integrada, dispensando com isso, a necessidade de os pilotos usarem NVG’s. Mas nenhum dos dois artigos cita a capacidade de “ver atrsvés da fuselagem”. Vou continuar procurando. Valeu.
As próximas noticias do Sputnik Russo de PAK-FA: …. ta, ta, ta, ta …… motores Mach 10, novo composto que não permite aquecimento da fuselagem de aeronave e não permite visualização nem no radar nem olho nu, avião vai se tornar tao invisivel que ate próprios construtores não vai enxergar ele, teleportacao, não vai emitir nenhum fator de calor alem da temperatura de ambiente e sera guiado por mente de Putin. Por favor este aviao e uma PIADA. E por favor não venham com inperfeicoes do F-35. Ele voa, esta sendo produzido e vendido. E Pak-Fa? Ate Chineses conseguiram, pelo mentos falam que conseguiram seu stealth de 5 geração. Esta construção russa cada ano esta mais velha e mais ultrapassada sem voar. Quando fica pronta vao ja voar aviaoes de 8 geração. Claro os Russos ja trabalham sobre 10 geração para ultrapassar e dominar o mundo. Os Cerebrus. E os Indianos parecem os Pinkis que ainda acreditam nisso.
acho que não dá para postar links aqui, é só procurar no google, bae system striker II para o typhoon e o iron vision master para tanques da ucrânia com tecnologia hololens da microsoft, ou coloca see trough fuselage technology, procura tb future technologies da airbus.
Ghutoz, falei tanto em radar no meu post anterior que me confundi….o sistema de visão virtual do F-35 permite que o piloto “enxergue através da fuselagem”, e realmente não utiliza dados de radar e sim, de sistemas óticos posicionados em locais da fuselagem que, em conjunto, geram imagens que, fundidas e processadas pelo capacete desenvolvido para esse sistema, permitem ao piloto ter uma visão do que acontece mesmo sob a aeronave e em 360° ao redor dela. Talvez haja algum desenvolvimento de sistemas semelhantes para uso em outros caças, como o Typhoon ou em carros de combate ou mesmo para aeronaves civis, mas não tenho conhecimento de algo semelhante em uso, mesmo no Typhoon ou nos outros vetores citados por você. O sistema do F-35 é estimado em 400 mil dólares por unidade e ainda está em desenvolvimento. Quanto aos exemplos de vetores que já possuam sistemas semelhantes, citados por você, poderia informar a fonte onde obteve essas informações? Pergunto porque não achei nada dando uma pesquisada rápida no google.
Radar 360? O sistema do capacete do f35 é do tipo ” see trough fuselage” salvo engano não é novidade tb pois o typhoon tb tem, além de helicopteros, tanques, em 2011 a airbus já anunciava isso nos aviões comerciais.
Praefectus, há muito tempo existem sistemas chamados ECM (Electronic Counter-Measures), ou Contra-Medidas Eletrônicas, em bom português. Esses sistemas envolvem toda uma plêiade de ações que visam embaralhar ou enganar os sistemas de rastreio, detecção e de armas do inimigo. Uma delas consiste em gerar um delay nos sistemas de radar do inimigo, fazendo com que esse pense que a aeronave que aparece na tela do seu radar está em detrminado ponto, mas são plots falsos. Na realidade, ele está ou mais à frente ou mais atrás do que o ponto em que aparece para o inimigo. Essa capacidade existe há bastante tempo, fazendo parte, inclusive, dos sistemas ECM dos nossos A-1 AMX. Não sei o que seria esse “emissor holográfico”, mas deve ser algo desse tipo, com maior capacidade. Mas o conceito deve ser o mesmo. Por conceito, hologramas são projeções visíveis ao olho humano, e é uma tecnologia usada nos HUD’s, que projetam as imagens geradas em uma tela, sobre uma lámina de cristal translúcido. Com certeza, esses ditos hologramas não serão imagems visíveis geradas há quilômetros do caça e sim, um sinal detectável que gerará confusão nos sistemas radar inimigos. Como se vê, não é nada revolucionário. Revolucionário mesmo, é o sistema radar 360º do F-35, em que o piloto poderá “ver” até mesmo ateavés da fuselagem da sua aeronave, como por exemplo, enxergar (com imagens geradas e visíveis ao olho humano), uma aeronove ou alvo que esteja exatamente abaixo de seu caça.
Eu acho que esta ave ai não é um legítimo 5 geração não más eu acho lindão. Mais fininho que o rechonchudo do F-22.
Este sim im legítimo 5 geração. Ao menos é o que dizem os americanos …. o Reis da propaganda.
Aliás quem vence nas propagandas?
Russos com suas sputnices ou americanos com sua lavagem cerebral ?
Pm sei lá. A verdade só aparece de um dia um ficar cara a cara com o o outro e “tacar-lhe pau” no gatilho …tipo desespero mesmo pra ver quem atira primeiro.
Mas convenhamos. Índia é um samba do crioulo doido.
Pensem no momento de desespero em caso de conflito. É tanta coisa diferencial no arsenal que se bobear mandam um SU-30 pra pista com uma turbina Snecma de um Mirrage ou um piloto de Jaguar pilotar um Rafale.
Tipo…”vaaaiiiii ….os cara tão chegando…entra nessas coisa é aperta o botão de ligar e senta o dedo no de atirar”…
Ou…”vai esse motor mesmo…nao sei qual é qual.. .nao da tempo de selecionar o do rafale ou saber qual é o do Sukhoy…coloca qualquer um e liga..os caras tão chegando…”…
MODERAÇÃO: RI favor não utilizar palavrões nos comentários futuros.
Praefectus, não estou rindo, más questionando…
Os drones alimentados por cabo do Armata, são um sistema engenhoso , más perfeitamente factível e compreensível em seu funcionamento.
Emfim, você não acrescentou nenhuma informação, apenas citou, sinal que provavelmente também não tem informações sobre este suposto “emissor holográfico”.
Por isso ironizei a posição indiana.
Ninguém está aí transferindo tecnologia de quinta geração na esquina.
Se o su 50 está pronto, vão desenvolver o quê?
Os EUA não transferem a tecnologia…
Podem conseguir alguma transferência com os russos.
Talvez pudessem até um sistema aberto para a integração de armas.
Fred, quando eu falei aqui que os novos Armatas iriam contar com a ajuda de drones cativos para enxergar o campo de batalha alguns colegas torceram o nariz, tiraram sarro, deram risadas e alguns meses depois saiu a noticia em vários sites atestando o que eu havia falado…..
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O drone que fará parte do sistema de combate do Armata chama-se Pterodáctilos…
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O sistema Emissor Holográfico de Posicionamento terá a função óbvia de enganar o oponente.
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Grato.
Praefectus,
e qual seria a utilidade deste “emissor holográfico”? Os radares inimigos detectariam esta projeção holográfica? Os sensores IRST que qualquer caça moderno possui, seriam enganados por esta projeção?
Acho um tanto difícil e até mesmo fantasioso, embora sem maiores informações, seja impossível saber…
A Índia não compra nada China são inimigos mortais , os chineses são aliados do Paquistão outra pedra no sapato da Índia ou é o avião russo , ou uma versão do F35.
De acordo com informações uma das novas tecnologias disponíveis no novo caça russo será a do Emissor Holográfico de Posicionamento.
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A aeronave através de um dispositivo instalado, emite em determinada localização no ar(coisa de mais ou menos 50 km de distância da mesma) um sinal que simula haver uma ou mais aeronaves naquela posição…
Grato.
Muito bem.
E se a Rússia não aceitar transferir toda a tecnologia, vão comprar J20 ou f35…