O ministro da Defesa, Jaques Wagner, chega em Manaus na próxima quinta-feira (16) para lançar a primeira fase do projeto ‘Amazônia Conectada’, considerada uma das mais audaciosas iniciativas para levar Internet banda larga a municípios do interior.
Ao todo, 52 cidades do Amazonas serão alcançadas. Na primeira etapa do projeto, cabos de fibra ótica subfluviais serão levados de Manaus a Coari. A atual gestão da Defesa incorporou o projeto como prioridade.
Mapa
A meta do Amazônia Conectada é transportar os cabos de fibra ótica subfluviais por 7,5 mil quilômetros pelos rios Negro, Solimões, Madeira, Purus e Juruá. O mapeamento desses locais está feito. Os fios que conduzirão banda larga de Internet estão adequados para uma vida útil de até 25 anos.
Benefício
“Este é o maior projeto subfluvial de integração por banda larga da Amazônia, e vai beneficiar mais de três milhões de pessoas, criando melhores condições de vida no interior conectado com a capital”. disse o general Guilherme Theophilo, titular do Comando Militar da Amazônia.
FONTE: A Crítica-MA
Se o MD esta fazendo e porque e de seu interesse PONTO. Simples assim!!!
Meu que Cara chato, o que tem a ver qual ministerio pegou o projeto.
Por pessoas iguais a este que o brasil nao vai pra frente. se pega a partes que simplismente nao interessa.
Tem a ver, colega, que um Ministério tem o seu repasse orçamentário, sua estrutura de pessoal e física (caríssima, diga-se de passagem) e seus projetos típicos.
Se o Ministério da Defesa assume um projeto X, desloca pessoal, estrutura e, principalmente, verba de seu orçamento já limitado.
Se o Ministério das Comunicações deixa de assumir o projeto X, em um área de sua competência, deixa de deslocar o pessoal, a estrutura e sua verba para tal projeto. E aí entra a questão…em que estão sendo utilizados tais recursos se não em um projeto prioritário como esse?
Então acho que o fato de o Brasil não ir pra frente se deve menos a “pessoas iguais a estas” do que àquelas pessoas que aceitam tudo guela abaixo sem questionar. Às vezes os fins justificam os meios, mas isso não pode ser tornar regra.
Excelente!
Não que a comunicação por fibra ótica seja necessariamente um processo economicamente mais viável para o GF do que por satélite, mas face a certas peculiaridades tais como: a consolidação da END, a relevância estratégica do Teatro de Operações da Região Amazônica face a importância do seu conteúdo bem como, o tempo para integrar todos os sistemas e sobretudo o relativo grau de segurança que pode ser obtido através desse meio de comunicação, dificultando o acesso indevido de terceiros ao fluxo de informações sigilosas até que seja disponibilizado operacionalmente o nosso próprio satélite, essa é a melhor maneira, na visão do MD, de solucionar um problema crucial para si mesmo e para todos os demais que serão beneficiados.
Sempre que esse governo promete qualquer coisa ao povo deste país é uma algazarra toda, mas na prática é só falatório.
Hoje o exército leva internet para diversos pontos daqui do Amazonas através de conexões diretas por satélite e isso custa muiiito mais do que custaria se fosse feito por fibra óptica.
Alguns estão ai se perguntando o porque que o EB está utilizando a verba própria e se empenhando nisso, mas esses mesmos que se perguntam esquecem ou não sabem que TODOS os quarteis do interior do Amazonas estão totalmente isolados de comunicação e dependem muito da comunicação por satélite que é muito custoso. O EB pelo o visto se cansou de esperar pelo o ministério das comunicações e etc e resolveu não depender de canais de comunicações ineficientes.
Ótimo Bruno, defendeu o projeto sem se prender a partidarismo. Concordo que o projeto seja necessário à defesa, mas deveria ser feito pelas pastas pertinentes. Mas como no Brasil o que deveria ser quase nunca é o que é, então que bom que pelo menos a defesa está se preocupando com isso.
Mas tem nego muito chato, o plano está no Ministério da Defesa porque é ESTRATÉGICO, se dependesse do Ministério das comunicações e das empresas de comunicação PRIVADIZADAS pelo FHC este projeto nem começaria por que seria um altíssimo custo de investimento e implantação para atender APENAS 3 milhões de amazonenses e ribeirinhos pobres no fim do Brasil…
Nem a Telefônica de Espanha, Claro-México ou Tim Itália iriam investir SEU CAPITAL PRÓPRIO neste trabalho insano de instalar uma extensa rede submarina fluvial de fibra ótica no imenso da Amazônia e seus grandes rios.
Mas podem ter certeza que depois de construído o que não faltará é coxinha gritando por privatização por ser um absurdo o estado invadir áreas de negócio privado e vão querer passar a rede por menos de 5% do custo para alguma empresa privada estrangeira….
quando você reclama do fato das empresas de telefonia terem sido (corretamente, diga-se de passagem) privatizadas meu caro Giba eu apenas posso intuir que você talvez esteja com saudades do tempo em que as linhas telefônicas eram tão caras e inacessíveis que constavam da Declaração de Bens no Imposto de Renda.
Quanto à implantação de banda larga nos municípios do Amazonas, é um projeto que poderia ser muito bem tocado pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a iniciativa privada, caso essa pasta não estivesse muito ocupada desde 2003 com plano mirabolantes de “democratizar os meios de comunicação” (esse eufemismo para censura que os “cúmpanhêros” tanto apreciam). E sim, eu vou reclamar que esse projeto poderia ser muito bem conduzido pela iniciativa privada, com custos menores, ao invés de pelo Estado. Inclusive para evitar o aparelhismo.
É mesmo é ótimo entregar o patrimônio público depois de milhões em infra estrutura por que nós brasileiros somos todos uns parvos incompetentes e se privatiza a telefonia e se entrega a uma empresa ESTATAL espanhola…
Tireless este papo incansável de neoliberal já deu o que tinha que dar, não há impedimento algum que se tenha uma empresa estatal brasileira bem administrada, O QUE HOUVE FOI UMA DECISÃO POLÍTICA e hoje que a infra estrutura está se esgotando veja se as eficientes empresas estão investindo no Brasil ?
Não a Tim quer ir embora a Telefonônica de Espanha que ficar mas só se move para ampliar a trompasso de justiça ou multa da Anatel por descumprimento dos termos de concessão. NEM um milímetro a mais…
ME POUPE este discurso mofado…
Senhor Igor Gerson Mutti, nos poupe o senhor de suas verdades universales e de seus comentarios deshonestos, tendenciosos, falsos e manipulados.
Vai la naquele site que o senhor colabora e assina com o seu nome (quasi) verdadeiro e continue la com a sua doutrina mofada e as suas verdades podres…
Obs: A Telefonica tem 20 anos que nao e ESTATAL seu desinformado manipulador falso e tendencioso.
O “patrimônio público”era composto por empresas estatais deficitárias e ineficientes meu caro Giba. O conjunto composto pela EMBRATEL mais companhias estaduais de telefone era incapaz de democratizar o acesso da telefonia a todos os brasileiros pela absoluta incapacidade de investimentos para atender a demanda. Por isso que telefone fixo e celular aquela época eram privilégios das classes mais abastadas. Aliás, é no mínimo estranho que alguém que se diz tão identificado com um partido dito “trabalhista” esteja a defender um modelo elitista e excludente.
No mesma linha a EMBRAER quando foi privatizada era deficitária e falimentar. Hoje é a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, com um backlog de 22 bi de dólares. Como estatal ela jamais conseguiria esse feito.
Como se vê, a expressão “Estatal bem administrada” é uma contradição de termos, ou mesmo uma lenda urbana. De quem é o discurso mofado mesmo?
Tyreless, e c opinioes e respostas iguais as suas q fazem se calar comentarios obtusos e enviezados q nao saben a que vem…….estao completamente cegos , surdos e ….escrevendo muita bobagem como sempre….ideologia impregnada de rancos e mentiras……..valeu pela sua lucidez a respeito……O pais q nao tem memoria, nao tera futuro e acho q eh exatamente esta memoria q esta sendo manipulada aqui e acola por mentiras. Sds
Então tem que fechar o ministérios das comunicações e passar a verba para a defesa. Devem aproveitar e passar toda a grana da construção de estrada tbm para a defesa, já que as únicas que prestam no Brasil ou são construídas pelo exercito ou pelas concessionárias. Você quer ter sua ideologia de esquerda e viver no mundinho encantado do Bob, o problema é exclusivamente seu. Mas pelo menos aprenda a argumentar sem vir com essa besteira da de coxinha. Aqui preza-se pelo Brasil, sem essa besteira da ideológica que rege suas vidas.
Pensamento simplório o teu, uma coisa nada tem a ver com outra.
O ministério da Defesa constrói uma estrutura MILITAR que lhe interessa e já que vai fazer, o faz num porte ainda maior e põe a capacidade excedente a serviço da SUA SOCIEDADE.
Quer saber um exemplo mais ou menos SIMILAR ?
Uma rede de defesa americana chamada ARPANET que deu origem a INTERNET…
Mas americano pode, brasileiro não…
Eita bicho odioso que são os coxinhas da direita rastejante Yankee…
Quando não entendem o que comunicação tem a ver com defesa, aí é melhor fechar o blog e desistir de tudo . . . . . . .
E quando não se entende que comunicação é um dos elementos da defesa mas não o único (diferente do ministério da comunicação)? O que o ministério da comunicação esta fazendo com a verba que lhe é destinada que não leva banda larga para a Amazônia? Tudo fica só nas costas da defesa! Se comunicação é estratégico, como diz o Gilberto, que se dissolva esse ministério e passe o dinheiro e responsabilidade para a defesa! Como a FAB controla o espaço aéreo do país com o COMDABRA, cabe a força aérea a tarefa da comunicação com seus sofisticados radares – desde que o orgão competente fosse excluído, claro!
Curiosamente, descobri que o patrono das comunicações foi justamente o Marechal Rondon, que chefiou a construção de linhas teleféricas nas regiões centro-oste e Norte no final do século XIX. Claro que a comunicação é importante para os militares, até por necessidade de localização geográfica em um vasto território como o Brasil. É mais uma questão de gerenciamento de verba quando se trata de escassos recursos – onde a pasta da comunicação se mostra inútil e retentora de dinheiro – , do que negligência em comunicação com participação do ministério da defesa. Ainda mais em tempos de “ajuste fiscal”!
Ótima noticia, se o Amazonas for invadido poderemos contra atacar com whatsapp.
Acho que esta noticia caberia ao ministro das comunicações.
Como bem disseram, até pode ser que aproveite à defesa, mas isso deveria estar na pasta das comunicações, e/ou MCTI e/ou desenvolvimento.
…………..um pouco duvidoso…..poderia ser pelo Ministério das Comunicações…mas…
o ministério das comunicações não possui mais a estrutura fisica como na época antes das privatizações.
acho que este projeto está ligado ao satélite geo estacionário que deverá além de informação a defesa levar banda larga a regiões remotas e não adiantaria nada ter sinal de satélite exclusivo se não houvesse estrutura para usufruto
este projeto ( satelite ) é do MD e logo faz sentido que ele se faça presente na estruturação para quando em 2017/18 este estiver em operação haja infra estrutura para ele
Esse plano ousado esta chegando tarde, mas como diz aquele sábio:_ Antes tarde que mais tarde ! O nosso amado país esta tão judiado,estamos no século 21 e o BRASIL ainda não tem comunicações eficiente, seja internet, estradas, ou qualquer outro meio de comunicação, e o mais triste é saber que muitas das soluções apregoadas pelo Estado já nascem desacreditadas ! É mas vamos pegar com Deus !
Perdoem-me a ignorância, qual a vantagem para a defesa?
Essa função não seria dos ministérios das mina e energia, desenvolvimento ou da comunicação?
Boa André agora ministério da defesa está mais preocupado com a internet na amazonia, do que a defesa do mesmo.
Sds
Andre todos os meios de comunicação são primordiais a Defesa POIS SE TU TENS E CONTROLA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO AS CHANCES DE TE PEGAREM DE SURPRESA SÃO MENORES E AS CHANCES DE SURPREENDER SÃO MAIORES OS MEIOS DE LEVAR E RECEBER INFORMAÇÕES SÃO VITAIS A DEFESA DO PAIS.
Tanto é Luiz que o próprio computador e a internet foram inventados para uso militar. Claro, o ministério da defesa faz parte do governo e tem contribuição importante na sociedade, principalmente em tecnologia, mas se existem órgãos chamados de comunicação e desenvolvimento que façam valer sua existência. O argumento da importância da comunicação entre os militares é perfeita e prática! Que o ministério da defesa participe dessa iniciativa, mas os limitados recursos deveriam ser dividida com outra pasta do governo.
De que adianta um plano “ousado” se o governo não libera o dinheiro.
Para esse projeto especificamente, eu acredito que o dinheiro está assegurado até porque é um projeto piloto e não demanda tanto dinheiro no começo.
Para que quiser saber mais sobre o projeto.
http://www.amazoniaconectada.eb.mil.br