A Marinha Real Marroquina receberá do estaleiro DCNS, na próxima segunda-feira, 25 de novembro, a fragata multimissão Mohammed VI (D 601). O evento terá lugar nas instalações da DCNS em Brest .
O navio adquirido através de um contrato assinado em agosto de 2008, foi lançado em setembro de 2011. Com a adição deste navio (Fregate Europeenne Multi- Missões ), FREMM, o Marrocos terá disponível a mais moderna unidade de combate de superfície de todo o continente Africano.
O Mohammed VI tem muito dos principais sistemas da fragata anti-submarino FS Aquitaine, da Marinha Francesa, incluindo o radar multifunção Herakles, o sistema de gestão de combate Setis, o sistema de monitoramento ARTEMIS, o controle do fogo eletro-óptico Vigy MM 4110, o sonar CAPTAS UMS -4 e o sistema anti-torpedo Contralto -V.
Há no entanto, algumas diferenças com as unidades da marinha francesa, basicamente, não tendo o navio marroquino o mesmo sistema de radar, contramedidas eletrônicas e a capacidade de efetuar o lançamento de mísseis de cruzeiro Scalp Naval . O armamento do Mohammed VI, é constituído de misseis SAMs Aster 15, superfície -superfície Exocet MM40 Block II , um canhão de 76 milímetros super rápido e se espera que no futuro, possa lançar torpedos MU90.
FONTE: Defensa.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Coisa linda essas FREMM.
Paulo,
Também acho essa fragata linda e muito completa. Inveja do marrocos.
Tem que arranjar uma cadeira para não cansar de esperar uma desse nível para nós só em meados de 2030 . O projeto das escoltas da MB morreu junto com o fx2 da FAB os dois devem estar juntos no céu lamentando por terem morrido antes de nascer.
Imagina uma DESSA PRA A NOSSA MARINHA??