Por Luiz Padilha
O USCGC Stone (WMSL 758), o mais novo ‘Cutter’ da US Coast Guard (Guarda Costeira dos EUA), chegou no dia 20 à cidade do Rio de Janeiro. O navio está realizando um deployment no Atlântico Sul, numa Comissão chamada Operation Southern Cross (Operação Cruzeiro do Sul).
Esta Comissão é uma excelente oportunidade para o comandante do navio, Capt. Adam Morrison, adestrar e manter os requisitos básicos de treinamento e qualificação de sua tripulação, realizando treinamentos com navios de outras Marinhas.
A Operação Cruzeiro do Sul, visa a segurança marítima global, a estabilidade regional e a prosperidade econômica das nações do Atlântico Sul. A pesca IUU (Illegal, Unregulated, and Unreported), ameaça os estoques de peixes e impacta negativamente aqueles que seguem as normas globais e as leis nacionais.
A Guarda Costeira dos EUA depende de várias autoridades e parcerias para aprimorar o combate as atividades ilegais no mar. Este deployment, é uma iniciativa do governo dos EUA com a finalidade de fortalecer a cooperação entre as nações para combater a pesca ilegal (IUU) e o tráfico de entorpecentes.
Os impactos financeiros são enormes, gerando perdas de bilhões de dólares em todo o mundo, prejudicando os pescadores legais todos os anos.
Com essa visão, a Guarda Costeira dos EUA enviou seu mais novo navio para, em conjunto com a nações no Atlântico Sul, proteger seus meios de subsistência, mantendo a indústria pesqueira sustentável, e assim, garantir que os portos permaneçam economicamente produtivos, gerando receita para todos os envolvidos.
O Defesa Aérea & Naval irá participar a bordo do NPaOc Amazonas (P 120), do treinamento que será realizado na costa do Rio de Janeiro com o USCGC Stone. O Stone após o exercício seguirá para o Uruguai e depois para a Argentina, onde realizará as mesmas atividades realizadas com a Marinha do Brasil, e o Amazonas seguirá para uma patrulha de aproximadamente 10 dias na Zona Econômica Exclusiva brasileira.
Da Argentina o navio seguirá direto para a cidade de Salvador-BA e em seguida irá para Porto Rico, último país antes de retornar para sua base em North Charleston- South Caroline.
Características do USCGC Stone
Tripulação: 135
Comprimento: 127 metros
Deslocamento: 4.500T
Velocidade: 28 kts
Autonomia: 60 dias – 12.000MN
Propulsão: CODAG 2 × motores à diesel MTU 20V de 9.900 hp e 1 Turbina a gás LM2500 de 30.000 hp
Eletricidade: 3 x Geradores a diesel Caterpillar 3512B
Sensores: 1 radar de busca aérea Hensoldt TRS-3D / AN / SPS-75
1 Radar de controle de tiro SPQ-9B
AN / SPS-79 Radar de pesquisa de superfície
AN / SLQ-32B (V) 2
AN / UPX-29A IFF
AN / URN-25 TACAN
Sistema de mira óptica MK 46 Mod 1 (WMSL 750-753)
Sistema de mira eletro-ótica MK 20 Mod 0 (WMSL 754-760)
Radares Furuno nada X e S
Sistema de combate derivado do Sea Commander Aegis
Links de dados táticos Link-11 e Link-16
Guerra eletronica e decoys: 2 x AN / SLQ-32B (V), 2 × SRBOC / 2 × NULKA (Chaff e Flare)
Armamento: 1 × canhão MK 110 57 mm uma variante do Bofors 57 mm
1 × Phalanx 20 mm Block 1B
4 × Metralhadoras .50 (12,7 mm) Browning M2
2 × metralhadoras M240B de 7,62 mm
Operações aéreas: 2 hangares com capacidade para 2 helicópteros MH-65C Dolphin
Amigo Padilha o custo operacional desse navio deve ser alto,em se tratando de um OPV, só
dar para os EUA mesmo.
Impressionante! Este navio nos mostra o quanto estamos defasados em relacao aos países do chamado Primeiro Mundo. Muito boas as imagens que ilustram a matéria.
Belíssimo navio. É disto que precisamos, se estamos falando em patrulhas…!
Parabéns ao DAN. Ótimas fotos, como sempre!
Um projeto que considero formidável é o OPV-93 do estaleiro COTEMAR. Teria tudo pra dar certo… E não é nada caro de fazer…
Tanto quanto escoltas, os tempos atuais pedem por navios dessa categoria para realizar uma tarefa que não é a própria para embarcações destinadas unicamente ao combate. O bolso do cidadão agradeceria…
Bela reportagem, Padilha !!!
FA !!!
Patrulha de país que leva a defesa de seus mares a sério.
Parabéns ao DAN por esta 1º parte da materia sobre o USCGC ‘Stone’ , a segunda vai ser na operção!!
Interessante que a rota dele pode coincidir com a área da Aspirante/2021; se adata de sua passagem coincidir, será legal ver ele junto ao Grupamento da Aspirantex
É um navio imponente, e impressionante. Linda belonave a que se destina. Parabéns DAN pela reportagem, mas não posso passar em branco. Em julho de 2019 aparecerem as primeiras manchas de óleo cru em nosso litoral. Esse episódio pode ser considerado um ataque ao nosso país e nosso povo. Causou prejuízos na ordens dos bilhões de reais, prejudicando desde os mais humildes que vivem diretamente dos recursos marinhos e turismo e até mesmo grandes empreendimentos amargaram com essa catástrofe. Mas a pergunta é: O que fizemos de lá para cá a fim de vigiar nossos mares? Foi realizado algum programa de construções de patrulhas de 1800t? Essas que são mais baratas que fragatas e corvetas. Houve compra de oportunidade? Infelizmente a resposta para as duas perguntas são um estrondoso e silencioso NÃO! Agora estamos mais uma vez diante de um ataque partindo da indústria pesqueira chinesa (predatório feita por arrastão) e não temos patrulhas. Precisamos de submarino? Sim! Precisamos de escoltas (fragata e corveta)? Sim! Mas se não temos o básico como patrulhas de verdade de 1800t para nos proteger de ilícitos, contrabandos, traficantes e criminosos de toda naturezas, como faremos a marinha de guerra se impor se qualquer alcateia de pesqueiro nos rouba em nossa casa e nada fazemos? Atlântico Sul deveria ser nosso quintal, nossa responsabilidade. Mas não, os americanos tiveram que vir aqui nos defender de nossa incapacidade e inercia de entender a defesa como item primordial para nossa soberania. Um indústria pujante fomenta o crescimento da nação economicamente e abre espaço para todo um futuro de engenheiros e cientistas onde podem aplicar seu conhecimento e produzir frutos a nações e permitindo a roda do circulo virtuoso rodando. Mas preferimos perder bilhões em prejuízos do que investir milhões em nós mesmo, e deixando que os outros venham nos proteger. Os recentes acontecimentos em Manaus escancaram o perfil de nossa sociedade. Primeiro o negacionismo, todos comemoram virada de ano, postam em facebook todo seu descaso pela vida humana e amargaram o aumento de mortes e contaminação exponencialmente. Quem paga essa conta das perdas e até mesmo dos recursos empregados porque a sociedade não entende seu papel e suas obrigações. E agora para acentuar o que digo 60mil doses da vacina foram roubadas para presentear amigos do rei. Como pode 60 mil pessoas fazerem isso? Pois bem esse é o retrato do povo brasileiro. Esse é o desabafo de um cidadão descrente, e profundamente triste de ver todo esse potencial sendo usado para curti na vila mariana ou em um baile funck qualquer.
Temos a maior festa do mundo (carnaval) kkkkk…
Esqueçam a Marinha, ela não existe mais para os interesses de nossa soberania, ela se tornou peça de um jogo entre a Nova Ordem Mundial liderados por milionários e por países como a Alemanha e França (além de outros países nórdicos), PCCh e Rússia. Não se esqueçam que o atual CM não era a preferência do PR e o mesmo se impôs para assumir ao Comando (lembram de sua visita inesperada ao PR quando o mesmo estava internado no hospital antes de assumir?). Tanto é que parte dos recursos para a construção do NCT já está PROVISIONADO na ENGEPROM e PASMEM, a 1ª Fragata “será entregue” SOMENTE em 2026 (até lá este recurso acabou).
PS: Amo a nossa briosa, como tantos outros familiares (meus) que servimos à ela. Todos incrédulos com o estado em que a mesma chegou. Devastada pela politicagem (não venham dizer que não existe ideologia), onde a mesma deixou a meritocracia de lado. Triste realidade.
É impressão minha por causa do ângulo das fotos, ou o Hangar parece um pouco apertado?
Ele é bem justo.
Baita navio. Coisa de patrão.
Excelentes fotos Padilha.