Por Luiz Padilha
Durante minha passagem este ano por Norfolk-VA, para a realização do artigo sobre os oficiais brasileiros em intercâmbio nos EUA, o navio de assalto anfíbio multipropósito USS Wasp (LHD 1), se encontrava em manutenção. Agora foi possível ver o navio de perto e poder observar que apesar de ser o primeiro da classe (foi comissionado em 1989), o navio se encontra 100% operacional e com uma aparência que não revela seus 28 anos em serviço na US Navy.
O navio está se dirigindo ao Japão, onde deverá chegar em janeiro de 2018. Esta escala no Rio de Janeiro será a penúltima antes do navio chegar a base de Sasebo, onde o U.S. Fleet Activities atua fornecendo suporte aos navios da 7ª Frota dos Estados Unidos. Antes porém, o USS Wasp fará uma escala em Pearl Harbor no Havai.
Do Rio de janeiro até Pearl Harbor serão aproximadamente 30 dias de navegação, não sendo informado se o mesmo realizará algum Replenishment at Sea antes de chegar ao destino.
O Wasp (Vespa em inglês) é um navio de assalto anfíbio multipróposito, cuja a principal missão é dar apoio aos Fuzileiros americanos em combate, mas o navio também pode ser utilizado para prestar auxílio em situações de emergência, como desastres naturais onde sua capacidade em atender feridos e prover suporte com viveres, água potável e medicamentos, é fundamental. Para chegar em locais de difícil acesso, o navio utiliza suas aeronaves MH-60S que nesta visita pertenciam ao esquadrão HSC-22 “Sea Knights” baseados em Norfolk-VA. O navio esteve recentemente no caribe prestando apoio à população local após as passagens dos furacões Irma e José.
O navio nº1 da Frota!
Nossa visita foi proporcionada pelo Consulado dos EUA no Rio de Janeiro, através dos assessores de imprensa Sra Camila David e Sr Raphael Lima, que gentilmente recebeu a imprensa no Pier Mauá. Após embarcarmos, no portaló vemos o sino do USS Wasp (CV 7),de 1940 a bordo.
O Wasp possui uma tripulação de 1.200 marinheiros e vemos toda a movimentação dos que estão de folga e podem usufruir do Rio de Janeiro. Por se tratar de um navio de assalto anfíbio, ele possui uma doca alagável que pode receber até 4 hovercrafts ou Landing Craft Air Cushion (LCAC), além de CLAnfs e diferentes veículos blindados e caminhões.
O navio possui um hospital equipado para atender até 60 feridos por dia, com este número variando em função dos suprimentos a bordo. Equipamentos como Raio X e Ultrassom, além de um laboratório, são fundamentais para a realização desde pequenos atendimentos até cirurgias em um de seus 4 centros cirúrgicos a bordo.
O Convoo
O Wasp já recebeu as alterações para poder operar o caça V/Stol F-35B, que quando necessário, se juntará aos caças AV-8B Harrier, aos MV-22 Ospreys, e aos helicópteros AH-1 Cobra, CH-53 Sea Stallion e aos Seahawks MH-60R e S.
Presente no convoo estava a piloto do esquadrão HSC-22, tenente Emely Kreyenhagen, que deu total atenção à imprensa presente, mostrando e explicando como o esquadrão atua a bordo do USS Wasp.
Armamento
Todo o sistema de armas do navio é para autodefesa. Ele possui a frente da ilha e na popa, 3 diferentes sistemas: 1 Roolling Airframe Missile (RAM), 1 Phalanx e 1 sistema OTAN de mísseis Sea Sparrow, além de 3 canhões MK38 de 25mm e 4 metralhadoras .50.
E assim, após quase 2 horas a bordo do navio, nos despedimos do Adido Naval Adjunto da Embaixada dos EUA, capitão de corveta Paul Keller desejando ao navio e sua tripulação uma boa estada na cidade do Rio de Janeiro e uma boa viagem até Pearl Harbor.
Excelente matéria e otimas fotos. Parabens ao trabalho do Dan. Só não entendi a referência do padilha em outros comentários que foi captada com sucesso pelo Danton kkk.
Agora eu é que não entendi!!!!
Estes LHD’s sim, poderiam ser chamados de NDM ….com todos os seus recursos e tamanho.
Podem cumprir com sobras o controle de área.
Gostaria de tê-lo visitado.
E não….não podemos e temos condições de operar tal belonave….a começar pelas escoltas que não temos.
Boa matéria.
muito obrigado pela informações meu amigo luiz padilha .Mais uma informações Marinha podia projetar não estilo do tamanho Minas gerais para poder utilizar Super Tucano .
porta aviões segunda guerra não tinha uma catapulta so ganho de arrastos ne ? mesmos um navio desse poderia coloca catapulta magnética amigo obrigado.
Lindo navio … um verdadeiro ícone naval militar o ”01” ai deve operar mais uns 15 anos , parabéns pelas imagens
Muito boa a matéria.
Bem detalhada.
Claro que sempre poderia trazer mais informações.
Mas ficou bem a contento, fotos muito boas.
Coisas que poucos sites fazem.
Nonato, mais informações só se eles passassem. Aliás, coloquei uma que outras mídias não tem.
Vc se refere às características do navio e sua história? Se for isso que sentiu falta, desculpe mas isso tem no Wikipedia e iria alongar o texto.
Não sei se foi isso, mas sempre tento trazer o que é mais importante. Existem outros jornalistas que possuem uma forma de trazer a notícia diferente. Cada um tem sua característica própria. Ok?
gostaria informação este navio poderia utilizar sup super tucano versão naval como antigos porta aviões da segunda guerra.
Cláudio o pouso a bordo é como um cash controlado. Para operar num navio como este ele além de necessitar de uma catapulta, teria que ter um aparelho de parada para o pouso na volta.
Ou seja, neste tipo de navio sua operação não seria possível.
A Embraer se recebesse encomendas poderia fazer um estudo para robustecer o A-29, mas para operar a partir de um PA.
Navio de combate de verdade. Robustez, blindagem, defesa de ponto. Tudo de bom e uma manutenção impecável do navio e do SH 60 mostrado na foto.
Mais uma excelente matéria. Muito boas fotos.
Parabéns ao DAN.
Padilha…
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já peguei alguns “furos” até de gente dentro da US Navy …absolutamente normal…não dá para saber ou guardar tudo…mas
apenas os 8 LSDs da classe “Whidbey Island” tem condições de embarcar 4 LCACs…os 4 da sub classe “Harpers Ferry”
embarcam dois assim como os muito maiores LPDs da classe San Antonio.
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Os antigos “Tarawas” que você deve conhecer também…o último foi descomissionado uns 3 anos atrás apenas… não foram projetados com o LCAC em mente, possuíam uma doca cortada ao meio assim sobrava espaço para apenas um LCAC na extremidade final, porém podiam transportar um número maior de LCUs que os LHDs.
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Muito bom Padilha …o detalhe do “sino” do antigo “Wasp” afundado pelos japoneses em 1942 e que era o meu preferido quando garoto justamente por se saber pouco dele deu um toque especial e as condições do navio devem estar boas mesmo pois ele ficou alguns anos praticamente “parado”…nem mesmo sendo enviado para longas missões e especulou-se até que ele poderia ser retirado de serviço.
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Dois pequenos reparos sem muita importância apenas para chatos como eu:
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– a doca alagável comporta na verdade “apenas” 3 LCACs e não 4.
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– o F-35B não se juntará aos AV-8B Harrier quando necessário e sim irá substitui-los …um esquadrão já encontra-se no Japão
que irá ceder um destacamento de 6 quando o navio sair em patrulha.
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No mais parabéns !
Oi Dalton. Pois é. Essa info foi dada pelo navio. (4 LCACs).
Hoje o Wasp ainda opera com os Harriers e eles não mencionaram a substituição, por isso coloquei os 2 juntos num primeiro momento.
Que bom que gostou. Obrigado
Parabens ao DAN. Trata-se de uma raríssima oportunidade de visitar uma unidade de alto nível de uma marinha de primeira linha, que ainda representa atualmente uma verdadeira guarda de patrulha mundial como a marinha do EUA se faz apresentar.
Muito legal, é uma logistica e tanto, diferente de certos países por ai.