A Kustbevakningen (KBV), Organização da Guarda Costeira da Suécia, assinou um contrato para a construção e entrega de sete navios de patrulha rápida com estaleiros da Damen. Esses navios, também chamados de Série KBV 320 terão 26,75 metros de comprimento, construídos em fibra de carbono e compósitos e poderão atingir velocidades de cruzeiro de até 25 nós. A KBV envolverá os novos navios em resgate, proteção ambiental, assistência a salvamento e operações de patrulha de águas costeiras.
A série KBV 320 que Damen propôs excede os rigorosos critérios de design que a Guarda Costeira sueca estabeleceu. A organização governamental sueca veio com seu design inicial, refletindo a necessidade de eficiência de combustível, segurança e conforto da tripulação, além de flexibilidade operacional.
A equipe da Damen melhorou o design em termos de manutenção, conforto e sustentabilidade, alongando a linha d’água para a frente e, assim, incorporando recursos do arco do casco. Uma linha d’água mais longa permite que os barcos mantenham a velocidade com menor resistência na água, enquanto o laço vertical fino reduz seriamente a batida nas ondas em alta velocidade. A construção composta de fibra de carbono permite uma embarcação muito leve, reduzindo ainda mais o consumo de combustível.
A rampa na popa permite o lançamento e recuperação fácil e rápidas de um RIB. Em segundo lugar, uma plataforma deslizante é instalada para um jet ski. Um guindaste de convés é instalado para lidar com pequenas cargas. A construção em fibra de carbono inclui a superestrutura. Esse composto forte permite quadros estreitos nas janelas no passadiço, fornecendo excelente visibilidade na estação de comando, aumentando a segurança em operações de alta velocidade.
Todas as sete embarcações de patrulha serão impulsionados por três motores Volvo D13 e Volvo IPS 1050. incluindo o tratamento dos gases de escape para a redução das emissões na atmosfera.
“Participamos de missões de busca e resgate para salvar vidas humanas, evitar lesões, aumentar a segurança marítima e reduzir o impacto da propriedade e do meio ambiente”, lembra o chefe de engenharia e logística Henrik Jonsson sobre a missão da KBV. “Portanto, queremos operar os barcos mais ambientais possíveis. Estamos convencidos de que a Damen oferece a melhor solução para isso.”
“Entendemos o desejo de embarcações confiáveis com equipamentos comprovados da KBV”, explica Martin Verstraaten. “O desejo deles de operar o navio mais sustentável possível, inspirou nossa equipe a desenvolver o KBV 320, integrando toda a nossa experiência acumulada com os navios de patrulha da série STAN, série que propositadamente se encaixa no requisito da KBV. Estamos felizes em vê-los como um cliente retornando, depois de entregarmos anteriormente os navios multiuso KBV 001, 002 e 003.”
Os sete navios serão construídos em nosso estaleiro especializado em fibra de carbono e compósitos e devem ser enviados para Damen Oskarshamnsvarvet na Suécia. Após um programa de treinamento de familiarização, os navios serão entregues à KBV. Oskarshamnsvarvet também atuará como um hub de serviço durante o período de garantia e permanecerá disponível para atividades de serviço durante sua vida útil operacional na KBV.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Parecem ser mais ou menos o que por aqui seriam os Napa 200 t da MB (projeto), creio que devem colocar algum armamento já que são patrulhas .
Eles vão fazer patrulha desarmados?
Normal caro Flanker aquele pessoal acha que com flores se resolve tudo, e qualquer coisa é só chamar aquela “pirralha” com aquele discursinho hipócrita que fica tudo bem.
Deve ser zoeira falar isso da sociedade sueca.
A história militar daquele país é muito superior a nossa.
A indústria militar e a experiência deles em grandes conflitos na atualidade também.
Os nossos Gripen são feitos lá, apenas como exemplo.
Brasil com 200 milhões de habitantes atravessou o oceano para ir comprar cacas em um país de 10 milhões de habitantes. Somos melhores que eles sim…
Brasileiro precisa reduzir o moral e ser mais humilde.