Damen Shipyards Den Helder devolveu o HNLMS Snellius para a Royal Netherlands Navy (RNLN) após sua atualização de meia-idade. A embarcação de pesquisa hidrográfica exigia um escopo de trabalho complexo e diversificado, levando quase um ano para ser concluído. A embarcação foi entregue antes da data acordada.
A DMO, Defense Materiel Organization do Ministério da Defesa holandês e a Directie Materële Instandhouding – DMI, a Diretoria de Conservação de Materiais, foram responsáveis por este importante trabalho de manutenção no navio. Eles contrataram o estaleiro em Den Helder para realizar a atualização de meia-idade e a manutenção plurianual necessária simultaneamente. Parte do projeto foi realizado no cais coberto do Damen Shiprepair em Harlingen.
A tarefa foi realizada em estreita colaboração com vários parceiros da indústria marítima holandesa, como Nevesbu, Wartsila, Braspenning, Eekels, RH Marine, Bakker Sliedrecht e Kongsberg. Muitas das plataformas e sistemas Sewaco foram substituídas ou revisadas durante o projeto. Também foram realizadas várias obras de preparação da embarcação de quinze anos para a segunda metade do seu ciclo de vida.
Após a conclusão das obras, a embarcação passou por um extenso período de testes e agora está pronta para realizar novamente os trabalhos hidrográficos para o RNLS. Anteriormente, seu navio irmão, HNLMS Luymes, passou praticamente pelo mesmo programa de manutenção e modernização no estaleiro e agora também está operando com sucesso novamente.
O HNLMS Luymes (A 803) e o HNLMS Snellius (A 802), entraram em serviço em 2003 e no início de 2004, marcando o início de um novo capítulo para o Serviço Hidrográfico Holandês. As duas embarcações de levantamento hidrográfico, equipadas com a mais moderna tecnologia em hidrografia, têm a importante tarefa de mapear o fundo do mar. Eles fazem isso em particular no Mar do Norte e em partes do Caribe. Os navios foram construídos pelo Damen Schelde Naval Shipbuilding (DSNS) com, como de costume, uma forte participação da indústria marítima holandesa. Mais de 80% do valor de compra foi concedido a fornecedores marítimos holandeses, incluindo várias pequenas e médias empresas.
A entrega do HNLMS Snellius, HNLMS Pelikaan, HNLMS Luymes traz a uma conclusão bem-sucedida uma série de projetos de atualização de meia-idade em grande escala.
Damen Shipyards Group – Oceanos de possibilidades
O Damen Shipyards Group está em operação há mais de noventa anos e oferece soluções marítimas em todo o mundo, através do projeto, construção, conversão e reparo de navios e componentes de navios. Ao integrar sistemas, criamos plataformas inovadoras e de alta qualidade, que proporcionam aos nossos clientes o máximo valor acrescentado.
Nossos valores essenciais são companheirismo, habilidade, empreendedorismo e administração. Nosso objetivo é nos tornarmos o construtor naval mais sustentável do mundo, por meio da digitalização, padronização e construção em série de nossas embarcações.
A Damen opera 35 estaleiros e 20 outras empresas em 20 países, com o suporte de uma rede mundial de vendas e serviços. O Damen Shipyards Group oferece emprego direto para mais de 12.000 pessoas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN