A Damen Schelde Naval Shipbuilding (DSNS) selecionou o mtu NautIQ Master Integrated Platform Management System e o mtu NautIQ Foresight Equipment Health Management System para formar o sistema de comando e automação a bordo das Fragatas F126 da Marinha Alemã. O contrato com a Damen foi concluído em 21 de janeiro de 2022.
A unidade de negócios da Rolls-Royce Power Systems fornecerá as soluções de automação para as quatro novas fragatas F126 para a Marinha Alemã construídas pela Damen. O escopo do contrato consiste em um Integrated Platform Management System (IPMS) e um Condition Monitoring System (CMS). Para esta solução, a Rolls-Royce fornecerá seus produtos mtu NautIQ Master e mtu NautIQ Foresight.
O alarme de incêndio, localizador de pessoal e sistemas de CFTV também fazem parte do contrato. Este é o primeiro pedido dos produtos mtu NautIQ desde que a Rolls-Royce lançou seu portfólio de soluções de automação, que agora combina as tecnologias mtu e Servowatch em uma única marca. A Rolls-Royce adquiriu a Servowatch, fornecedora de soluções integradas de automação marítima, em 2020.
Knut Müller, vice-presidente global governamental da unidade de negócios Power Systems da Rolls-Royce, disse que “ Este pedido é um marco significativo para nosso portfólio de soluções de automação mtu NautIQ comprovado e recém batizado. Isso prova que nossa estratégia de entregar soluções do passadiço até o hélice, é o caminho certo. Somos o único fabricante de motores no mundo que também pode fornecer a plataforma de automação para monitorar e controlar todo o navio, e estamos orgulhosos que a Damen e as Forças Armadas Alemãs nos escolheram para este importante projeto”.
O mtu NautIQ Master é o mais novo integrante do Sistema de Gerenciamento de Plataforma Integrada da Rolls-Royce, combinando as vantagens dos produtos comprovados mtu e Servowatch. Ele oferece as mesmas funcionalidades básicas da versão anterior mas, com recursos aprimorados em uma plataforma muito mais flexível e preparada para o futuro. O NautIQ Foresight foi projetado para aplicações navais.
Hein van Ameijden, diretor da Damen, disse que “Com a Rolls-Royce e seus produtos de automação mtu, nós encontramos o parceiro certo para a automação dos sistemas de comando. Isso é alta tecnologia, feita na Alemanha, que permitirá a operação mais eficiente das Fragatas e garantirá o tempo de atividade ideal, dando à Marinha Alemã os meios para cumprir suas missões a qualquer hora e em qualquer lugar, graças ao know-how e experiência dos engenheiros e desenvolvedores da unidade de negócios da Rolls-Royce Power Systems ”.
A Damen e a Rolls-Royce têm uma cooperação de longa data na construção naval. Entre outros projetos, a Rolls-Royce forneceu os motores a diesel para o Joint Support Ship HNLMS Karel Doorman, usado pela Real Marinhas Holandesa e alemã, e para o navio de apoio e pesquisa Nuyina, que a Damen entregou à Divisão Antártica Australiana em agosto.
A Damen está construindo as quatro Fragatas da classe F126 junto com seus parceiros Blohm+Voss e Thales em 2020, após um processo de licitação europeu que durou vários anos. Espera-se que o primeiro navio seja entregue à Marinha Alemã em 2028. Todo o trabalho de construção será realizado nos estaleiros alemães em Hamburgo, Kiel e Wolgast.
Se for igual as das type 45 inglesas será uma beleza…
Belíssima estas F-126….mas pro tamanho delas serão sub-armadas, a meu ver.
Lembra muito o conceito Ômega da Damen mostrado anos atrás.