A Marinha do México (Semar) realizou uma cerimônia para marcar o final do período de aceitação e entrega da Patrullera Oceánica de Largo Alcance (POLA), ARM Reformador (P 101).
A entrega cerimônia contou com a participação de Almirante José Rafael Ojeda Durán, secretário da Marinha, e do Sr. Juan Carlos atecas altamirano, representando a Salina Cruz.
A Damen foi representada pelo membro do conselho executivo, René Berkvens, do presidente da Damen estaleiros navais México, Horacio Delgado, e do diretor do projeto POLA, Frank Verhelst, além de autoridades civis e militares.
Falando na cerimônia, o alto comando da Marinha do México expressou o orgulho da instituição em contribuir para o desenvolvimento da indústria naval do país: “hoje, a Secretaria da Marinha tem a grande honra de ver um dos mais importantes projetos navais da nossa história moderna. Este Patrullera Oceánica de Largo Alcance foi concluída a fase de testes, para começar a vida no mar a serviço dos mexicanos”, o Sr. Delgado disse,”este é um navio construído no México, para o mexicanos e pelos mexicanos. Estamos orgulhosos de ter esta embarcação finalizada com uma significativa parcela de participação da região Sudeste do México. Isso inclui 400 empregos diretos e mais de 2.000 indiretos. “A POLA 101 é o mais tecnologicamente e avançado navio da América Latina e permitirá que a Marinha possa realizar várias missões, tais como a salvaguarda da soberania mexicana, cooperação na segurança internacional, aplicação da lei, operações de longo alcance de busca e salvamento e ajuda humanitária. A POLA permitirá que o México possa aumentar a cobertura de Vigilância e a protecção dos seus interessesses marítimos, além do 5 milhões de Km² de águas jurisdicionais mexicanas.
O navio foi entregue em um tempo recorde, em menos de três anos após o contrato e assinatura, resultado da estreita cooperação entre todas as partes envolvidas, disse Verhelst. “Foi uma excelente cooperação entre a Marinha do México, Damen, subcontratados e fornecedores. Isso, combinado com uma construção modular, permitiu um bos transferência de conhecimentos e tecnologia, fundamental para um projeto de sucesso”.
O navio de 107m de comprimento, é baseado na Fragata Sigma 10514, sendo a décima de seu tipo, o que representa uma grande realização para a Damen e para a indústria naval holandesa e sua colaboração com a Real Marinha Holandesa.
A Sigma possui um comprovado design que se beneficia do conhecimento possuído pela indústria naval holandesa, que também compreende o renomado Maritime Research Institute Netherlands (MARIN) e um dedicado cluster naval de fornecedores especializados, incluindo 70 empresas holandesas, incluindo a Thales.
Para a POLA, este cluster trabalhou ao lado de várias empresas locais mexicanas, para a entrega valiosa suprimentos e assistência durante a construção do navio.
A Damen Sigma foi concebida para ser construída modularmente em qualquer lugar do mundo e em mais de um local ao mesmo tempo. Para o projeto mexicano, dois dos seis módulos foram construídos na Damen Schelde Naval Shipbuilding (DSNS) na Holanda, e contou com uma equipe mexicana para supervisionar todo este processo e para receber uma intensa transferência de conhecimentos.
Os demais quatro módulos foram totalmente construídos no estaleiro Astimar, em Salina Cruz. Após a conclusão, os seis diferentes módulos foram reunidos para montagem final, integração, comissionamento e testes, com assistência de Damen, incluindo uma intensa transferência de tecnologia e programa de treinamento.
A Damen possui um relacionamento com o México que se estende por mais de 40 anos, e durante este tempo, a Damen entregou mais de cinquenta navios dos mais variados tipos, tanto para clientes privados quanto governamentais.
O Marinha do México é um cliente de longa data da Damen, a ARM Reformador (POLA-101) é o décimo terceiro navio Damen. Entregas anteriores incluem desde navios patrulha a navios de apoio logístico.
Através do modelo de negócio de cooperação técnica, a Damen foi capaz de contribuir para o sucesso da indústria naval mexicana, através da construção local de navios de alta qualidade.
FONTE E FOTOS: Damen