Damen Shipyards Group assinou um contrato de Cooperação Técnica Damen (DTC) com a Cotecmar durante a ExpoDefensa 2019 em Bogotá. O contrato com o DTC fornecerá projeto, engenharia e assistência técnica para a construção de um navio de pesquisa científica marinha ou Buque de Investigación Científico Marina (BICM).
A Cotecmar, operando dois estaleiros em Cartagena, construirá o navio de pesquisa hidrográfica e oceanográfica para o DIMAR (Direccion Maritima – Autoridade Marítima) em sua localização em Mamonal. A embarcação, com 83 metros de comprimento e 16 metros de viga, será a maior e mais complexa já construída na Colômbia.
A DIMAR operará a embarcação em águas colombianas, no Pacífico e no Caribe, e também a enviará para a Antártida. A embarcação possui vários tipos de equipamentos hidrográficos a bordo, incluindo todos os equipamentos de convés, por exemplo, uma grande estrutura A na popa e também uma ampla capacidade laboratorial a bordo. Ele também possui um convés e hangar de helicópteros, que podem lidar com um helicóptero Dauphin ou Bell 412.
Pieter Becker, gerente de área de Damen na Colômbia, diz: “Estamos muito orgulhosos de poder ajudar a Cotecmar a fazer deste projeto um sucesso. Com nosso modelo comprovado de cooperação técnica da Damen, temos certeza de que podemos atender e exceder os requisitos da Cotecmar antes, durante e após a construção da embarcação. Nosso objetivo é permanecer na Colômbia por um longo tempo e explorar mais oportunidades de co-desenvolvimento e cooperação.”
O DTC foi criado em 1977 para permitir que os estaleiros locais construíssem os projetos da Damen. Com o DTC a construção pode ocorrer em locais remotos, geralmente os requisitos de conteúdo local e interno podem ser atendidos. Os clientes do DTC podem selecionar o nível de suporte que gostariam de receber da Damen, seja apenas o projeto sob licença, um pacote completo de materiais ou uma combinação de design, materiais, assistência na construção naval, consultoria e treinamento.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Pra quem já esteve entre as melhores marinhas do mundo, o Brasil deve correr muito para recuperar o prestígio perdido, com um mar territorial imenso a ser defendido, bem como o espaço aéreo e terrestre precisamos repensar nos investimentos nessas áreas que a meu ver ainda é fragilizada.