No período de 04 a 14 de novembro de 2013, a Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM) coordenou o planejamento, junto ao Comando da Força Aeronaval, ao Departamento de Polícia Federal (DPF) e à Empresa Israel Aircraft Industries Ltd., da demonstração do Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP) Heron.
Para a realização do evento, a DAerM teve significativo apoio da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), com a cessão de suas instalações e a utilização do espaço aéreo sob seu controle. Também contribuiu para o desenvolvimento da demonstração, a assistência prestada pela Força Aérea Brasileira (FAB), particularmente daqueles órgãos ligados ao controle do espaço aéreo.
O SARP Heron é um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) de Média Altitude e Longa Permanência (MALE), classificado como um VANT Categoria 4, na Padronização estabelecida pelo Grupo de Trabalho (GT-8), coordenado pelo Ministério da Defesa. Nesta configuração, o Heron é capaz de realizar voos de até 18 horas de duração, possuindo um alcance efetivo do link de 1.000km, quando controlado via satélite e 250 Km, quando operando por linha de visada.
A utilização do SARP Heron poderá contribuir para o emprego efetivo e eficiente do Poder Naval, especialmente em missões de Vigilância e Controle de Tráfego Marítimo; Esclarecimento e Apoio às Operações de Patrulha Naval; e Busca e Salvamento (SAR).
Em virtude de sua elevada autonomia e capacidade de transmissão de dados por link, o emprego combinado do SARP Heron com os meios Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais pode garantir a presença da Marinha do Brasil nas áreas estratégicas do Atlântico Sul e incrementar a capacidade de monitoramento e controle da superfície do mar a partir do espaço, cumprindo assim um dos objetivos estratégicos da Marinha previstos na Estratégia Nacional de Defesa e contribuindo para o sucesso da implementação do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul(SisGAAz).
FONTE: DAerM
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É uma importante notícia os testes e mais importante ainda sua aquisição, que pelo tamanho do litoral brasileiro precisaremos de muito.
Também espero que a Marinha estude a possibilidade de mini-submarinos tripulados ou remotamente controlados para defesa costeira e ainda hidroaviões para todas as forças ainda que estaduais .
É ao que parece há muito caminho a ser percorrido.
Tudo a seu tempo. A MB trabalha em etapas.
O RbAM Tridente apoiou a realização desses testes com o embarque de 02 técnicos da empresa IAI, bem como do RVT – Remote Terminal Video, quando serviu de plataforma marítima para link de dados com o ARP-HERON.
Ele pode levar armamento, pois esta na hora ja do Brasil ter Vant com poder de disparar tiros ou mesmo foguetes e misseis!
Cada um no seu cada qual. Isso é um VANT de reconhecimento e não um UCAV.
os vant dos eua tb eram so de reconhecimento e olha agora