O Brasil passou o Comando Combined Task Force 151 (CTF-151) para a Coreia do Sul durante uma cerimônia de uma cerimônia na base da Marinha dos EUA no Bahrein, em 16 de fevereiro.
O Contra-Almirante da Marinha da Coreia da Coreia Ko Seung-bum assumiu o comando da Força-Tarefa Combinada (CTF) 151 do Contra-Almirante da Marinha do Brasil Nelson de Oliveira Leite.
Estabelecido em 2009, o CTF 151 é uma das quatro forças-tarefa das Forças Marítimas Combinadas, a maior parceria naval do mundo com 38 países membros e parceiros. O CTF 151 realiza operações de segurança marítima para deter, interromper e reprimir a pirataria e assaltos à mão armada no mar, fora do Chifre da África.
“Foi uma grande honra representar meu país e cumprir uma missão tão importante para a comunidade marítima”, disse Leite. “A Marinha do Brasil reafirmou seu compromisso com as Forças Marítimas Combinadas ao liderar o CTF 151 mais uma vez e esperamos comandar a força-tarefa novamente no futuro.”
O CAlte Nelson Leite serviu como comandante do CTF 151 desde agosto e liderou várias iniciativas nos últimos seis meses, incluindo duas grandes operações marítimas e 18 engajamentos de parceiros que promoveram a colaboração regional nos esforços de supressão da pirataria.
“Como comandante do CTF 151, farei o possível para ter sucesso em nossa operação antipirataria, ao mesmo tempo em que cooperarei estreitamente com todas as entidades relacionadas. Utilizarei as lições que a Marinha da República da Coreia acumulou operando no Golfo de Aden”, disse o CAlte Ko. Essa é a sexta vez que a Marinha da República da Coreia do Sul lidera o CTF 151.
O CAlte Ko serve na Marinha da República da Coreia há quase 30 anos e recentemente concluiu uma missão como diretor da divisão operacional no Estado-Maior conjunto da República da Coreia.
O CTF 151 está sediado no Bahrein com o Comando Central das Forças Navais dos EUA, a Quinta Frota dos EUA e as Forças Marítimas Combinadas.