MOSCOU, 14 de abril – RIA Novosti. O cruzador de mísseis Moskva, que foi danificado devido à detonação de munição, afundou durante o reboque, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
“Durante o reboque do cruzador Moskva para o porto de destino, devido a danos no casco recebidos durante o incêndio da detonação de munição, o navio perdeu estabilidade. Em condições de mar tempestuoso, o navio afundou”, disse o departamento militar.
Na noite de 14 de abril, o Ministério da Defesa informou que um incêndio havia começado no cruzador Moskva, causando a detonação da munição. A tripulação foi completamente evacuada. Ao mesmo tempo, o principal paiol de mísseis não foi danificado, a fonte de ignição foi localizada e o navio permaneceu flutuando.
Nota do Editor: Agências de notícias russas informam o afundamento, mas ainda não há disponível imagens reais do navio em chamas ou afundando.
Esse Cruzador foi torpedeado. Isso foi obra de um submarino.
E voce estava no Comandante submarino. Kkkkkkkk …..
Dois pesos e duas medidas? Já esqueceram dos crimes praticados a mando do governo dos EUA no Afeganistão, Iraque, Síria, a tragédia humanitária que acontece agora no Yemen com total beneplácito dos americanos, aliados da ditadura sanguinária da Arábia Saudita? Como ficamos? Ou não ficamos?
Quais crimes. Cita um. Qual foi investigação ou condenação por causa de crime de guerra cometido pelos USA. Onde aconteceram e quem cometeu.
Ideologia e palavriado. Até agora nada foi nem investigado. Somente pessoas igual você estão repetindo isso como uma mantra de mentira.
Em Afeganistão lembro dos crimes russos, na Lígia e Siria também, colocaria ainda dos conflitos atuais Mali, genocidios cometidos pelo grupo Wagner, como memória não está me falhando funcionários de cozinheiro do puton. Métodos e técnica de crime igual em todos estes países e na Ucrainia não deixa dúvidas que foram Russos.
Mais uma. Se os americanos cometessem crimes também devem ser condenados. Aqueles que cometeram irregularidades na prisão em Bagdá foram desligados do exército americano, julgados e condenados e estão cumprindo condenação. Contrário dos russos que sempre alegam “não fomos nós” mas depois verdade aparece. Espero que um dia puton será julgado e condenado.
Prezados,
Vale aqui a lembrança de um caso ocorrido com o USS Mason, em 2016.
Na ocasião, os houthis, da costa do Iêmen, teriam lançado diversos mísseis contra o contratorpedeiro americano, sem que nenhum lograsse êxito. Segundo divulgado, os mísseis adquiriram o alvo, mas foram interceptados e/ou iludidos pelas defesas do navio.
Primeiro: isso mostra de forma inequívoca os riscos que qualquer embarcação se expõe quando em estreitos e mares fechados. Mísseis sup-sup lançados de terra podem efetivamente colocar sob ameaça qualquer embarcação nestas condições, onde o espaço para manobras sempre será limitado.
Segundo: uma proteção eficaz tem que englobar um tipo de defesa integrada, que inclua sub sistemas de localização e EW para além da própria embarcação, isto é, dentro dos princípios de guerra centrada em redes.
Definitivamente, não se aproxima um vaso tão valioso quanto esse apenas na “cara e coragem”. Deve haver um trabalho muito bem feito de inteligência, somado a uma defesa física, da embarcação, que inclua radares de varredura eletrônica com alta resistência a ECM associados a mísseis sup-ar com link de dados para atualizações em tempo real e medidas passivas de defesa (como o ‘Nulka’ americano), além das unidades de apoio especializadas em EW/ELINT/SIGNIT (o que seria responsabilidade maior da aviação naval russa).
O tipo de embarcação também influencia, e muito! Ela deve ser adaptada ao tipo de guerra que se propõe. E para aquelas águas fechadas do Mar Negro, um tipo como o ´Slava’, me atrevo a dizer, considero um despropósito… De fato, as novas corvetas russas tem feito muito mais que esses “monstrengos” da guerra fria, com apenas uma fração dos custos, e cuja a perda representaria apenas uma fração do prejuízo (moral e físico/financeiro) que se teve com o ‘Moskva’ (cujo propósito para o qual foi concebido, carrier killer, já foi a muito tempo assumido por outras unidades).
A única resposta que resta agora é quantos marinheiros conseguiram escapar, porque a marinha russa informou que foram evacuados, mas existem reports de que a Turquia resgatou alguns poucos. A explosão de 2 mísseis da classe do harpoon mais a do paiol é um evento catastrófico.
cada soldado russo menos e um criminoso de guerra menos. Nao tenho dor. tenho dor de crianças bombardeadas em toda Ucrânia, civis torturados e mortos pelos soldados desequilibrados e escolas e hospitais bombardeados.
Papel, assino embaixo.
Mais um pra conta de bilhões em equipamentos perdidos. Isso e mais as sanções vai acabar dando um preço muito salgado. E junto vem a desmoralização militar russa. Anos de propaganda jogados fora.
Quanta ‘histeria de torcida’, pró EUA/OTAN por aqui! E pasmem aqui, infestado de “especialistas e estrategistas militares”… o que é certo por ora, ou o que vem ganhando, é só a ‘propagada’: O pequeno ‘humorista David”, vem pregando pegadinhas, no gigante “comedor de criancinhas”… Sério?!
Voce nem sabe o que escreve. Esta realmente desligado do resto do mundo. Para tua acusação de ‘histeria de torcida’ pro EUA/OTAN, respondi curto e grosso, sem ideologia e preferencias.
Bucha, Czernihow, Mariopol.
Pensa sobre crimes de guerra cometidos pelos russos. Talvez entende porque gente escreve contra russa e não pro OTAN.
Excelente notícia! A invasão da Ucrânia está custando muito caro ao m@fioso do Kremlin, que está assistindo as deficiências das forças armadas russas serem expostas de maneira crua ao mundo.
E falando em deficiências as do Moskva mostraram-se gritantes. Segundo informações o navio estava tentando trackear dois drones Bayrakat usados como isca quando foi atingido. Ou seja, seus radares são incapazes de lidar com múltiplas ameaças algo que o AEGIS faz há quase 40 anos.
De igual forma ele foi atingido por dois mísseis da classe do AGM-84 Harpoon, que detonaram as munições e provocaram danos extensos e aparentemente irreversíveis. Em 1987 a Fragata USS Stark foi atingida por um Exocet e em 2006 a INS Hanit, uma corveta, foi atingida por um míssil antinavio chinês da mesma categoria dos já citados, e ambos os navios sobreviveram.
Por fim o episódio serve de lição para o nosso MinDef, que deveria encomendar o desenvolvimento de variantes de lançamento costeiro do MANSUP e da versão antinavio do Matador.
Boa tarde HMS,
Apenas um reparo: o USS Stark foi atingido por dois Exocet, ambos impactando na superestrutura, logo atrás e abaixo do passadiço. O primeiro causou um incêndio e o segundo detonou. O navio teve uma inclinação de mais de 15 graus a bombordo, mas ainda assim sobreviveu aos danos… E era uma fragata classe Perry, com deslocamento três vezes menor.
A guerra esta mostrando os armamentos russo e muito marketing e pouca eficácia…
Agora o jeito vai ser modernizar os outros 2 navios da classe slave que estava atracado a na espera do desmanche !!!!
Vão modernizar como fizeram com moskva. Pegam tinta e repintam. Depois colocam na frente de posições Ucrainianos e vão se desfazer do problema. Sairia mais barato já rebocar para Odessa para Ucrainianos darem fim. Assimnao precisa investir nada nem em tinta.
Cлава Yкраїнu. Mais um vez pequeno esta acabando com grande.
Experiência de 8 anos em Donbas e Ługańsk dando resultado. Os Russos pensavam que atual guerra vai ser igual ataque na Krymeia? Se enganaram.
Que notícia maravilhosa
Slava ukraini
Isso é desinformação.
Foram os próprios russos que afundaram o navio.
Agricultores Ucranianos com tratores foram avistados no litoral, então acharam melhor não correr o risco…
Ai jaz a primeira vitima da guerra,a verdade.
Os ucranianos dizem que foram os mísseis deles que o afundaram,os russos que foi uma explosão no sei paiol.
A verdade agora jaz no fundo do mar negro.
Todos os relatos Russos sobre seus equipamento são imbatíveis, inespugnaveis, invencíveis, em fim, aquela balelagen que as pessoas com dois neurônios no cérebro sabem do que se trata e com relação as perdas, provavelmente vão afirmar que o afundamento do navio faz parte da estratégia de guerra russa.
So o “Jean Jones Tupiniquim’ da bomba atômica e seus miquinhos amestrados é que acreditam nas mentiras contadas pelos russos .
Tá brabo Jiji Castro? . Fica tranquilo que seu presidente agora tá do lado da Rússia, inclusive evitando sansões contra ela. Acontece.
Muito pelo contrário, estou tranquilo, até porque o que nos afirmamos aqui durante anos de que os equipamentos militares russo na sua maioria estão muito aquém da propaganda, hoje mais o tempo mostrou que nós estávamos certos e você e sua turba de ratos de esgoto errados.
O Brasil não está a favor de ninguém, está neutro, como deveria e condenou a invasão como manda a boa diplomacia, ao contrário do governo que tu e os lixos que te cercam idolatravam.
Eu defendo auto determinação dos povos, mas nesta história não tem bonzinho.
Sansões?! O que dirão as Dallas?!
O mais provável é que dos mísseis atingiu e perfurou paiol detonando com impacto.
Lembra do HMS Hood????
Ninguém pergunta como aconteceu explosão. Vânia acendeu cigarro? Tremenda bobagens. Foi atingido e afundado. Os Ucranianos desde primeiro momento informaram que navio virou e afundou, mas russos esperavam que vai ressuscitar como fênix das cinzas. Mas está ainda não sabem fazer. Nem mentira conseguiu aguentar 24 horas.