Por Sam LaGrone
PENTAGONO – O navio-hospital da Marinha USNS Comfort (T-AH-20) será encaminhado para a cidade de Nova York para ajudar a aliviar as necessidades médicas não relacionadas ao COVID-19, disse o presidente Donald Trump a repórteres na quarta-feira.
O USNS Mercy (T-AH-19) terá a tarefa de apoiar a Costa Oeste, embora o local ainda esteja sendo decidido.
O governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse a repórteres na manhã de quarta-feira que Trump prometeu enviar o navio-hospital da Marinha com 1.000 leitos para o porto de Nova York.
“O presidente, com quem falei hoje de manhã, tomará as providências para enviar este navio-hospital. Possui cerca de 1.000 leitos, salas de operações e o presidente nos enviará o Comfort”, afirmou. “Será no porto da cidade de Nova York. Será um passo extraordinário, obviamente, é literalmente um hospital flutuante que aumentará a capacidade, e o presidente disse que o enviaria imediatamente ”.
As autoridades de Nova York antecipam o pico da demanda por serviços médicos em cerca de 45 dias e estão trabalhando para aumentar a capacidade de lidar com o influxo do COVID-19. Além do navio, Nova York convocou médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde aposentados para ajudar a criar uma força de reserva de pessoal, e o estado está procurando locais para hospitais de campanha militares que possam ser construídos antes do surto dos casos esperados, disse Cuomo.
O trabalho acontecerá em conjunto com meios federais. “O estado não pode fazer isso sozinho; não temos capacidade, não temos força de trabalho”, disse Cuomo.
O Pentágono deu ordens para que Comfort, com sede na costa leste, e o Mercy, sejam ativados e com pessoal para apoiar a resposta doméstica relacionada ao COVID-19, informou a USNI News na terça-feira.
Não está claro com que rapidez os dois Navios hospital estarão prontos para desatracar. O Comfort está no meio de um período de manutenção em seu porto sede na Estação Naval de Norfolk, Virgínia, disse um oficial da Marinha. O Mercy foi recentemente visto pelo “USNI News” em um pátio de manutenção em San Diego, mas o funcionário disse que o Mercy está mais próximo do que Comfort de estar pronto para suspender. Mais importante, porém, os dois navios também precisarão de pessoal médico da ativo e da reserva.
“Atualmente, os dois navios estão trabalhando para concluir os ciclos de manutenção programados e identificar o pessoal médico necessário para estarem prontos o mais rápido possível”, dizia um comunicado da Marinha fornecido à USNI News. O Comfort e o Mercy não serão empregados para tratar pacientes com COVID, mas serão disponibilizados para ajudar no tratamento de outros pacientes em cidades ao longo da costa, onde os profissionais de saúde locais estão necessariamente focados em um grande número de casos de COVID. Mais informações sobre as comissões do Comfort e do Mercy serão anunciadas assim que um cronograma for estabelecido. ”
Em condições ideais, leva cerca de uma semana para reunir o pessoal necessário para tripular ambos os navios.
Trump disse em seu briefing de quarta-feira que os navios estavam sendo preparados agora e podem ser desdobrados em cerca de uma semana.
Os hospitais militares de campanha e os navios hospital são otimizados para o tratamento de pacientes traumatizados, em vez de doenças infecciosas. A idéia por trás do envio dos navios hospital seria suplementar o atendimento médico não-COVID-19, que tomará os hospitais civis, liberando esses hospitais para atender às pessoas mais afetadas pelo vírus.
Fonte : USNI
Tradução e adaptação: Marcio Geneve