A corveta Odintsovo da classe Karakurt, do projeto 22800, foi armada com um sistema antimísseis Pantsir-M. No final de abril, o navio de guerra começou a desmagnetizar-se. A corveta será usada para realizar guerras anti-superfície e anti-aérea, bem como missões de vigilância costeira em zonas litorâneas.
Os testes em andamento tiveram que começar em abril. A tripulação concluiu o treinamento no centro da Marinha em São Petersburgo. A corveta deve ser entregue à frota do Báltico até o final do ano. A Odintsovo é a terceira corveta do projeto 22800. Foi construída pelo estaleiro Pella como Shkval em 29 de julho de 2016 e foi ao mar em 5 de maio de 2018. O principal armamento da classe Karakurt incluirá mísseis de cruzeiro Kalibr-NK disparados de um sistema de lançamento vertical UKSK de oito tubos (VLS). O 3M-14T Kalibr-NK é um míssil de cruzeiro de ataque terrestre transportado pelos navios de superfície da Rússia. Os relatórios colocam seu alcance máximo entre 1.500 e 2.500 km.
A corveta de mísseis da classe Karakurt também será armada com o sistema de mísseis Pantsir-M e armas antiaéreas. É uma variante naval do sistema combinado de mísseis ar-ar (SAM) e artilharia antiaérea Pantsir-S1 desenvolvido pelo KBP Instrument Design Bureau. A classe Karakurt também está armada com um canhão automático AK-176MA 76.2mm, localizada na prôa do navio, uma variante atualizada da arma naval AK-176. Ele pode disparar a uma velocidade de 150 rpm e pode atingir alvos dentro do alcance máximo de 15 km. O armamento da corveta também inclui dois sistemas de armas de proximidade AK-630M de 30 mm (CIWS), usados para destruir alvos aéreos e de superfície, como mísseis anti-navio, aeronaves e helicópteros, bem como embarcações de superfície de pequeno porte.
A fonte industrial disse que o estaleiro está se preparando para finalizar a construção das corvetas Vikhr e Okhortsk da mesma classe.
FONTE: NavyRecognition
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Os russos já gostam de pegar navios de porte médio e anabolizá-los com armamentos…
Apesar de não se compararem com os chineses e suas entregas constantes de navios ao mar,os russos não deixam de lançar e entregar a Marinha,também novas unidades.
Os Russos estão investindo também na classe Mercury (uma versão stealth da classe steregushchiy com 3.400 toneladas de deslocamento).