A Corveta Jaceguai (V 31), conhecida como “Gato Preto da Esquadra”, desatracou do Cais Sul do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), no dia 5 de outubro, para experiência de máquinas nos arredores da Ilha Rasa e fundeio operativo nas proximidades da Escola Naval.
A comissão marca o retorno do navio ao mar após um período de reparo, que teve duração de cinco anos e dois meses. O resultado positivo alcançado consagra o trabalho da tripulação e de todas as organizações militares envolvidas na manutenção, em especial, o AMRJ, o Centro de Manutenção de Sistemas da Marinha, o Centro de Apoio a Sistemas Operativos e o Instituto de Pesquisas da Marinha.
Durante esse período, a Jaceguai realizou verificações de sistemas, além de adestramentos para o pessoal que guarnece as estações manobra, convés, máquinas e controle de avarias, visando o retorno do meio à vida operativa nas diversas comissões da Esquadra. A experiência de máquinas transcorreu no período de 5 a 7 de outubro e foi considerada satisfatória.
FONTE e FOTO: MB
O apelido de gato preto tem dois motivos;
1- no final da construção uma gatinha preta “escolheu” o navio e ficou morando na tolda até a incorporação.
2- o símbolo da Inhaúma era uma cachorro e quisemos mexer com eles.
Disponível??? kkkkkkkkk
Padilha sem querer se chato e ja sendo, voçe sabe algo sobre o Rhino?
Obrigado Padilha.
Alguem sabe quando a corveta Inhauma retorna a esquadra?
Ela está na BNRJ como disponível.
Fiquei curioso agora, porque gato preto da esquadra e também porque tanto tempo assim em manutenção, mais de 5 anos, faltou dinheiro ou foi muitos problemas mesmo, alguém sabe me responder estas duas dúvidas? Abraços a todos.