Infelizmente a corveta Frontin V-33 vai passar para a Reserva do Serviço Ativo da Armada. Apesar da corveta ser a mais nova da classe Inhaúma, a MB após estudos, decidiu colocar o navio na reserva e assim, poder priorizar os outros 3 navios da classe.
Aos que torcem por uma Marinha com um bom número de Escoltas, só resta torcer pelo retorno da corveta Júlio de Noronha (V-32) que se encontra em PMG e torcer para que a MB não sofra mais com contingenciamentos orçamentários, para que a corveta Frontin possa retornar a ativa.
Não trata-se de descomissionamento, mas sim ir para a reserva. qualquer marinha do mundo faz isto. Mas se é no Brasil não pode? Vi as criticas ao marco regulatório da imprensa da Bolívia e Venezuela mas eram ditaduras bolivarianas. Mas e agora o marco regulatório da imprensa da Inglaterra. Há falei isto pois é comum na Marinha Real britânica
Estava agora mesmo buscando algo que me desse orgulho neste país….pensei em saúde….educação….segurança…..cultura……respeito…..esporte…..forças armadas….e cheguei a uma conclusão. Vcs sabem qual! Até quando!??
Se começarem a canibalizar nunca mais voltará a ativa! Aí estaremos vendo, na nossa cara, um vetor moderno de fabricação nacional ser literalmente destruído! Não posso mais falar, vamos torcer para o melhor!
}]]]]]]]Verdade, vontade e realidade, alguns de nós avisaram isto a tempso atrás, muitos não entenderam e fomos classificados de lambe botas, entreguistas, pessimistas e coisas bem piores. Pois bem, o tempo, mais uma vez, mostrou ser senhor de todas verdades.
E não se surpreendam se no primeiro trimestre de 2015 ao abrir a página do DAN lerem uma noticia que a Bosisio está seguindo a Frontin pelo mesmo caminho.
Grande abraço
Nos planos que são apresentados para nos, (Burros que não entendemos nada de economia e nem de Marinha), são lindamente publicados na MIDIA sobre o PROSUB, que estamos construindo um submarino atômico e outros cinco submarinos muito modernos, com custo de 20 Bilhões de Dólares, estamos construindo uma enorme base naval por um outro custo “estratosférico”, publicam também noticias sobre o PRONAE sobre a construção de dois Porta Aviões, Corvetas MOD Classe Tamandaré.
E agora vem esta de Reserva para contenção de despesas…
Realmente somo todos BURROS e não entendemos nada…
A MB esta sofrendo o mal que todo o Brasil sofre hoje: entropia mental e física!
Qualquer marinha , dependendo do contigenciamento de verbas, passa por esta situação e a necessidade de “spare parts” para seus meios é necessário em condições normais de manutenção. Infelizmente está é a realidade da Gloriosa…Culpa daqueles que não fornecem os devidos recursos a quem trabalha para manter íntegra tão importante força. Talvez até um dia, quem sabe, possa comercializada, se e somente for vantajoso ao país ( sem “camaradagens” ).
Normalmente navios que vão para a reserva acabam sendo
“canibalizados” para manter os demais da classe…é o
que ocorre na maioria das marinhas.
Que ponto chega a falácia que os nossos governantes tratam a soberania de nosso país, se tratassem da mesma forma como tratam seus salários , nossas Forças Armadas seriam uma das mais bem equipadas do mundo. Triste ainda tem gente que fala que somos a oitava economia mundial , onde esta todo esse dinheiro.
BRASIL ACIMA DE TUDO
Aí não! Reserva, vai ficar de molho somente preservação básica né? A Argentina tem experiência amarga disso com sua Fragata Type 42! Essa Corveta deve voltar a ativa pois e muito nova para dar baixa!
Não entendi. Se ela é a mais nova, não deveria permanecer na ativa e passar uma das mais antigas para a reserva? Ou seu estado de conservação está pior do que as outras?
Triste isso, nossa Marinha parece caminhar para a extinção.
Reserva significa o que , desmanche ??
Que pelo menos façam uma doação ou preço simbólico para o Uruguai ou algum país africano, né não ???
quer dizer que ela vai ficar guardada até algum mimento de guerra que seja necessário reativá-la
Absurdo total! Vi essas Corvetas serem construídas a duras penas nos anos 90! Eram para ter custo operacional de patrulha com dentes de Fragata! Isso sim e navio patrulha oceânico! Para que isso? Para viabilizar Corveta nova? Não tem nem para o diesel nem para a manutenção e vai querer Corveta nova! Para satisfazer quem? Alguém tem idéia da novela que foi para construir cada uma delas? E fica aí gastando em Kombi voadora que cada custa vários MI-17 ! Gasta em Sea Hawk de ultima geração que não pousa em quase convoo nenhum! Fica gastando em ND seja la o que dos anos 50! Gastar fortunas em Navios Patrulha de 500 tons que proporcionalmente são menos capazes que os mais velozes de 200 tons ! Encosta ou devolve essa tranqueira toda antes de encostar uma corveta dessas!! Que marinha e essa???
Alguém sabe me dizer quantas novas corvetas classe Tamandaré estão previstas inicialmente? Algumas fontes citam 4 e outras citam 5.
Esse número vai oscilar em função da grana que a MB poderá ter ou não. Ou seja, não se tem como ter esta certeza agora. Mesmo depois que se assine algo, isso tb pode mudar. Num país como o nosso, isso é “normal”. Triste, mas é verdade.