No dia 17 de setembro, na Base Aérea do Galeão, militares do Batalhão de Viaturas Anfíbias receberam da tripulação de um Boeing C-17A, da Força Aérea Americana, o último de um total de 23 novos Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf). Estes CLAnf são a mais nova aquisição, no nível da Força de Fuzileiros da Esquadra, que possui em seu acervo operacional 49 desses carros, liderando o quantitativo no Hemisfério Sul, propiciando melhores condições para contribuir para a defesa nacional.
Veículos desse padrão trazem mais confiabilidade, disponibilidade e melhor logística de manutenção, proporcionando ao Corpo de Fuzileiros Navais e à Marinha do Brasil um considerável incremento em seu caráter anfíbio. Os CLAnf superam, em todos os aspectos, as gerações anteriores, em virtude de possuírem motor mais potente, nova transmissão e sistema de suspensão atualizado, oferecendo melhor mobilidade, maior velocidade, facilidade de operação e condições de conforto e segurança à tropa embarcada.
A coordenação entre o Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, a Adidância Naval nos EUA e no Canadá, o Comando do Material de Fuzileiros Navais, a Comissão Naval Brasileira em Washington (EUA) e a Diretoria de Abastecimento da Marinha foi fator decisivo para a concretização deste valoroso projeto.
FONTE: MB
By RR .
A FAB cuida tão bem disso que o próprio EB ativou sua aviação de asa fixa para transportar seus pelotões , quanto ao C-17 mesmo se fosse doado não teríamos condições de mantê-lo . OBS: Nossa realidade é trágica !
Brasil e EUA uma estreia aliança contra a ameaça comunista! Brasil acima de tudo,Deus acima de todos!
Pessoal ! O C-17 claro que seria um ótima , mas agora temos o KC-390 ( produto nacional ) , seria interessante a MB adquirir alguns para suas tropas e veículos num futuro próximo .
Cleber,
No que tange a deslocamentos de caráter estratégico, a FAB cuida disso… Terá aeronaves mais que suficientes. Não há uma necessidade específica da MB ter esse tipo equipamento…
Quanto ao C-17, é uma aeronave de outra categoria… O KC-390 foi pensado para substituir o C-130 ‘Hércules’. Inclusive, disputa com este o nicho de transportes médios no mercado.
Não pode deixar o C17 de brinde não????? rissss
Maior que a força anfíbia australiana ???
Parabéns a nossa Marinha por mais essa aquisição, 49 CLANFS, sendo a maior força anfÍbia de todo hemisfério sul. ONDE ANDA A IMIGRANTE QUE FALOU QUE ISSO NÃO EXISTIA?
Afinal o CFN possui quantos CLANFs?
Tá escrito no texto.
Pelo que entendi no texto são 49 operacionais +23 novos CLAnfs.
“Uzamericanú mau” socorrendo a gente com equipamento de guerra moderno e confiável.
Poderiam ter deixado o C-17A de brinde ou por algum valor já que se trata da primeira versão, pois a Marinha esta retomando a utilização de aeronaves de asas fixas, e um avião de transporte que pode-se transporta cargas e equipamentos como evidenciado na imagem seria importantíssimo
Socorrendo? A gente comprou e não fazendo um favor!
Esse equipamento foi comprado e não doado como o seu comentário faz parecer
Novinho em folha (Zero Km)