Por Guilherme Wiltgen
O Corpo de Fuzileiros Navais comemorou nessa terça-feira (07/03) os 215 anos de sua criação, em uma cerimônia militar realizada na Fortaleza São José.
A cerimônia foi presidida pela Ministro da Defesa, José Múcio, e contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen e do Almirantado.
Em suas palavras, o Almirante de Esquadra Carlos Chagas Viana Braga, Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, ressaltou a capacidade de Pronto Emprego, Anfíbio e Expedicionário. “Sempre buscando harmonizar as suas mais caras e importantes tradições com as inexoráveis necessidades de modernização, atualização e inovação, o Corpo de Fuzileiros Navais consolidou suas vocações, constituindo, hoje, a força estratégica de pronto emprego de caráter anfíbio e expedicionário do nosso País, conforme determina a Estratégia Nacional de Defesa”.
O AE Carlos chagas destacou que o CFN é a “única tropa formada exclusivamente por militares profissionais, sem descuidar um só instante da sua missão principal de defesa da Pátria, têm atuado intensamente, no País e no exterior, em todo o espectro das operações militares, desde as Operações de Guerra Naval, como as Anfíbias e as Ribeirinhas, passando pelas atividades de emprego limitado da força, a exemplo das Operações de Paz e de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), até as atividades benignas, incluindo a Assistência Humanitária e o Apoio à Defesa Civil, além dos programas de desenvolvimento social”.
O CFN está atualmente atuando no Litoral Norte de SP aplicando sua capacidade expedicionária e apoiando a população com o Hospital de Campanha e a Defesa Civil, e demais órgãos Estadual e Municipal, com maquinários e tropa.
Na parte de recursos humanos, o Alte Carlos Chagas destacou a incorporação das mulheres ao CFN, que no ano passado teve a primeira Oficial Fuzileiro Naval formada pela Escola Naval e está previsto ter mais duas esse ano. “Estamos nos preparando também para, a partir do próximo ano, recebermos as primeiras mulheres no Curso de Formação de Soldado Fuzileiro Naval. As inscrições encerraram-se na semana passada e a procura foi incrível: 7.200 candidatas para 96 vagas”, ressaltou o Comandante-Geral do CFN.
O Ministro da Defesa, em suas palavras disse que “Celebrar 215 anos de existência é um privilégio do qual pouquíssimas instituições podem desfrutar no nosso País. Os Fuzileiros Navais constantemente são empregados para proteção da nossa gente, seja pelo poder naval em sua própria essência, seja em situações de socorro em casos de desastres naturais, como ocorrido recentemente no litoral paulista”, se referindo a Operação “Abrigo Pelo Mar”, onde o CFN está atuando de forma Expedicionária a partir do Capitânia da Esquadra, o NAM Atlântico.
Apresentação do JLTV
Durante a cerimônia, foi apresentado ao Ministro da Defesa o novo veículo blindado da Marinha. O Joint Light Tactical Vehicle (JLTV), que integra o ProAdSumus, programa estratégico da Força Naval, que adquiriu 12 viaturas e já recebeu o primeiro lote de 4 viaturas.
Os novos equipamentos serão utilizados em operações de guerra naval, operações de paz e de garantia da lei e da ordem.
Encerrando a Cerimônia, houve o desfile da tropa e a tradicional apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais.