Exercícios serão realizados em território sul-coreano, em terra, água e ar. Objetivo é coordenar defesa em hipotético conflito com a Coreia do Norte.
A Coreia do Sul e os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (10) que suas duas maiores manobras militares conjuntas anuais começarão no dia 24 de fevereiro, o que poderia pôr em perigo a realização do encontro de famílias separadas entre as duas Coreias programado para esses dias.
Os exercícios militares Key Resolve terminam no dia 6 de março e os Foal Eagle começarão no mesmo dia e se estenderão quase dois meses até 18 de abril, informou o Comando das Forças Conjuntas (CFC) de Coreia do Sul e Estados Unidos em comunicado.
Ambas as manobras acontecem em território da Coreia do Sul (em terra, mar e ar) e serão orientadas a coordenar a defesa dos aliados perante um hipotético conflito com a vizinha Coreia do Norte.
As Forças Conjuntas asseguraram ter informado a Coreia do Norte que ambos os exercícios militares são de caráter defensivo e “não provocador”, depois que Pyongyang exigiu nas semanas passadas o cancelamento das manobras ao considerá-las um ensaio de agressão.
FONTE: G1
Os meios justificam os fins.
Já imaginaram um inicio de aproximação das Coreias? Seria o Fim do Mundo para quem tem interesse em manter posições estratégicas por lá.
Uma Coreia? Não, pode.
Sem meios, não tem fins, portanto. It´s Not Interesting.
RL,
Creio que uma reunificação das Coreias é algo que talvez não interessasse nem aos coreanos do sul e do norte… A Coreia do Norte, com sua economia antiquada, iria necessitar de um enorme investimento para poder integrar-se a economia sulista. E quem pagará essa conta em caso de reunificação certamente será o contribuinte do sul… E a liderança do norte provavelmente jamais aceitaria dividir seu poder político com o sul… Enfim, é algo que eu creio ser virtualmente impraticável para os dias de hoje…
Pois é, Coreia do norte nunca vai querer largar o osso, vão querer manter o povo como zumbis e o nanico se divertindo fora o interesse da China em não ter uma base da Otan na sua porta de saída.
O mundo quer uma PAZ, más, para alguns a PAZ não da lucro.
O mantenimento do clima hostil, da guerra, da parcialidade, de oposição de lados, ah sim. Isso sim da lucro.
Pra que melhorar se quanto pior melhor né?