Por Jamie Chang
Conhecido localmente como projeto Mine Sweeping Hunter II (MSH-II), este programa visa substituir seis navios caça minas da classe Ganggyeong Mine Hunter Crafts (MHC) cujo ciclo de vida chegou ao fim e a Marinha da Coreia do Sul (ROK Navy) agora só conta com a classe Yangyang Mine Sweeper Hunter (MSH) atualmente no serviço ativo.
De acordo com o comunicado de imprensa, estima-se que o projeto MSH-II custe aproximadamente US$ 1,44 bilhão. Entre muitos construtores de navios locais, a Kangnam Co., Ltd., uma empresa experiente que possui experiências anteriores com a construção de caça minas das classes MHC e MSH-I para a ROK Navy, ganhou um contrato para este projeto. Sob este contrato, a Kangnam Co., Ltd. terminará o design básico do MSH-II até 2025, com o primeiro navio programado para entrar em serviço em 2029.
Também vale a pena mencionar que muitos componentes críticos, como sonar de profundidade variável (VDS) e equipamentos sensíveis de supressão de minas, serão produzidos com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) doméstico para garantir um suporte estável de logística de acompanhamento assim que os navios forem comissionados. A declaração divulgada pela DAPA também inclui que a localização dos componentes principais acabará por ter um efeito na Indústria de Defesa coreana (K-Defense), contribuindo para o acúmulo de tecnologia avançada de contraminagem.
Diferentemente das gerações anteriores de caça minas que estão em serviço com a ROK Navy, o MSH-II implementará ativamente o uso de veículos não tripulados em operações de contra medinas de minagem. Algumas das possibilidades incluem:
- Veículo subaquático não tripulado (UUV) para marcar a localização precisa das minas usando o sonar;
- Veículos de descarte de minas (MDV) e veículos operados remotamente (ROV) para a detonação ou a remoção de minas detectadas na operação do navio na área.
Espera-se que essa automação reduza os custos operacionais do navio, além de melhorar a sobrevivência das equipes e a operabilidade do navio em áreas onde a operação tripulada é considerada perigosa.
Marinhas modernas atualmente estão operando com conceito Mothership (Navio mãe) de compósitos e ROVs e AUVs, como por exemplo a Marinha da Suécia.
Especificações do MSH-II
O MSH-II terá um deslocamento de 500 a 700 toneladas com carga total, o que é semelhante ao seu irmão da classe Yangyang. O navio estará armado com um canhão Vulcan M61 de 20 mm, complementado por duas metralhadoras M60 de 7,62 mm que podem disparar até 650 rodadas por minuto.
O que também cabe destacar é o material usado para construir o navio. Como o MSH-II será construído específicamente para contramedidas de minas, o navio precisa minimizar a atração magnética, pois as minas magnéticas podem detonar facilmente perto de objetos magnéticos, incluindo metal, é claro. Assim, todo o casco será construído com plástico reforçado com fibra (FRP), além dos materiais tradicionais.
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News
Boa tarde Padilha existe a possibilidade da MB
compra navios caça minas da Korea do sul ou da Italia?
obrigado.
abraço.
Não.
Por aqui só em sonhos teremos unidades de MCM ou autônomos para este fim…
Desejamos que o “sonho” se torne realidade pois as ameaças são REAIS e a Marinha precisa estar pronta com o que existir de melhor para combater as ameaças.