A Coréia do Sul aprovou um plano básico para desenvolver o destróier Aegis que melhorará as capacidades da Marinha para defender seus interesses marítimos, disse a agência de aquisição de armas de Seul.
O Comitê de Promoção do Projeto de Defesa decidiu o projeto Korea Destroyer Next Generation (KDDX), que será desenvolvido até o final de 2020, vai contar com um orçamento de cerca de 1,8 trilhão de won (US$ 1,59 bilhão), informou a Defense Acquisition Program Administration (DAPA).
Seul planeja implantar seis destróieres KDDX em meados de 2030. O custo total de desenvolvimento, e produção, dos seis navios deve chegar a 7 trilhões de won, disseram observadores.
“O KDDX é um projeto para obter Destróiers com o propósito de salvaguardar interesses marítimos e responder a possíveis disputas no mar”, disse a DAPA em um comunicado à imprensa, após a sessão do comitê presidida pelo ministro da Defesa Jeong Kyeong-doo.
O comitê também aprovou um plano para atualizar o Link 16, um sistema de link de dados tático instalado em aviões e navios de guerra para garantir o compartilhamento seguro de informações com os militares dos EUA, durante treinamentos ou operações conjuntas.
Para atualizá-lo, Seul comprará um dispositivo de criptografia, via FMS, de governo a governo com Washington. Três empresas de defesa dos EUA devem disputar o projeto, no valor de 400 bilhões de won, para adquirir o dispositivo até meados da década de 2020.
FONTE e ILUSTRAÇÃO: Yonhap News