Por Gilberto Ungaretti
A mini embarcação foi construída pela Chuck’s Boat and Drive, fábrica localizada na cidade de Longview, em Washington. Inicialmente, esta curiosa embarcação era usada por madeireiros locais, porém em algum momento da história, a US Navy se interessou por ela e decidiram comprar dezenas de unidades.
A US Navy (Marinha dos Estados Unidos) é considerada a maior e mais poderosa do mundo, com um poderio maior que o de todos os demais países do G7 juntos. A pequena embarcação contrasta com a frota de destróiers, cruzadores entre outros navios. O pequeno e charmoso Boomin Beaver, cuja imagem bombou nas redes sociais norte-americanas, foi apresentado como rebocador.
Com seus 19 pés (5,80 metros de comprimento, o tamanho de alguns carros), é considerado uma mão na roda para o controle de regiões marítimas de difícil acesso. Polivalente, ele está sendo utilizado em diversas bases navais dos Estados Unidos para rebocar navios pequenos e implantar cercas de segurança flutuantes, que servem para garantir que embarcações maiores e mais importantes não recebam visitas indesejadas.
Mas nem tudo é mar de almirante. No início deste mês, um Boomin Beaver afundou, depois de colidir com a popa de um submarino da própria US Navy.
FONTE: Revista Náutica