Com mais de 250 embarcações operando em todo o mundo, a CB 90 tem uma história de sucesso desde o seu primeiro modelo. Com sua capacidade de vigilância e velocidade para interceptar qualquer outra embarcação, as CB90 se consolidaram principalmente nas regiões da América Central e América do Sul, devido à sua versatilidade em diversos cenários e ambientes. Conheça neste vídeo todos os detalhes da mais moderna versão da lanchas de alto desempenho, o Docksta CB 90HSM.
O Suboficial RM1 Carcará, outrora Sargento de destaque, desempenhou um papel crucial na promoção da aquisição da lancha CB-90 para o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). Com expertise técnica e um comprometimento exemplar, ele apresentou argumentos sólidos que convenceram até mesmo oficiais de alto escalão sobre a eficácia e a necessidade desta embarcação para o Batalhão Tonelero e para unidades específicas do CFN.
Ele destacou as capacidades superiores da CB-90, ressaltando sua adaptabilidade em operações diversas. Suas apresentações meticulosas não apenas persuadiram seus colegas, mas também evidenciaram a potencial vantagem tática que essa lancha ofereceria às forças do CFN.
Entretanto, apesar dos esforços incansáveis do Carcará, a Marinha optou por uma escolha menos avançada, ignorando as recomendações embasadas. Tal decisão, lamentavelmente, resultou na aquisição de uma lancha inferior, comprometendo, por conseguinte, as capacidades operacionais do CFN.
A persistência e dedicação do Suboficial Carcará merecem ser reconhecidas, pois sua defesa convicta da CB-90 foi guiada por um profundo entendimento das necessidades operacionais, afinal ele é Comandos Anfíbios, e uma paixão inabalável pelo aprimoramento das capacidades da Marinha.
A proposito. As DGS tem propulsao a jato. A lancha sueca tambem. O suposto entupimento ou dano por residuos se fosse problema seria pras 2. Mas as DGS operam la e nao consta que este problema tenha surgido.
TOP !
o DAN Gosta desta Lancha , kkk
Quem não é visto não é lembrado kkk
Brincadeira,
Acho que é um excelente Produto, prova esta nos números de produção e venda, não sei quando custo , ai é verificar o custo beneficio, a durabilidade para operar nos rios da Amazónia, mas acho que o Brasil tem capacidade para produzir lanchas deste Nível, Temos o belo exemplo da DGS Defense que esta exportando seus produtos!!
Como disse o colega acima , ai terá de verificar se são resistentes, se CB+90HSM tem mesma durabilidade em relação as DGS888 Nacional e as LPR-40 Colombianas operadas pela MB e pelo EB?
Não sei se as LPR-40 MK2B Colombianas adquiridas pelo Brasil estão operacionais no EB e na MB , tem tempo que não as vejo nas noticias com elas em operação.
Os produtos mencionados precisam comer muito arroz com feijão para chegar perto do que uma CB 90 significa. Eficiência então o abismo é gigantesco.
Maravilha!!
Maaaaas…, diferente das CB-90, as LPR-40 foram desenvolvidas já visando as águas amazônicas, podem ser inferiores mas são as ideais até então.
Ache uma operando no EB e me mostre, por favor.
O EB nao tem 2 LPR no CECMA?
Interessante que quando foi testada pelo EB em rios amazônicos ela (não esta versão) não serviu ao que parece devido ao tipo de casco em contato com os detritos dos rios.
O rio Amazonas tem centenas de troncos de árvores boiando que vc só consegue ver quando já está em cima. Ou seja, nem tanto pelo casco mas a propulsão seria danificada com certeza.
Exatamente meu caro !!!
Tambem ouvi falar da questao da temperaturacomo problema nela. Pra mim o modelo da DGS com algumas modificações seria otimo pra transportar um GC com fardo de combate e de bagagem junto. Alternando uma mtr pesada e um lançador 40mm na frente em cada embarcação ( 4 por pel) seria o VBCI aquatico.
A lancha sueca sai uns 2 milhoes de dolares cada. Da pra adquirir varias DGS blindadas e menores ( nivel GC) com este valor.
Excelente embarcação e nacional. O melhor dos mundos ,basta o EB querer. Com o sistema de armas Corced na proa fica 10 .