Começou ontem na cidade do Rio de janeiro a 23ª edição da RAPAL – Reunião de Administradores de Programas Antárticos Latino-Americanos. Com a presença do Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto e da Embaixadora da Colômbia no Brasil, Sra. Maria Elvira Pombo Houguim.
Antes da abertura oficial proferida pelo Ministro da Defesa Celso Amorim, fez-se 1 minuto de silêncio em homenagem aos 2º Tenentes Carlos Alberto Vieira Figueiredo e Roberto Lopes dos Santos que faleceram no cumprimento dos seus deveres no dia 25 de fevereiro de 2012.
O Almirante Moura Neto iniciou seu discurso explicando a importância do encontro para a continuidade da preservação do continente Antártico. Agradeceu aos países que nos apoiaram quando do incêndio ocorrido na Estação Antártica Comte. Ferraz e do apoio continuo destes países para a continuidade do programa brasileiro na Antártida, não deixando de citar os heróis brasileiros que perderam a vida na tentativa de debelar o incêndio
O Ministro da Defesa Celso Amorim em seu discurso, expressou sua satisfação por esta edição ser no Brasil e que nos próximos dias importantes temas serão debatidos sobre a presença Latino-Americana na Antártida. Neste edição, Colômbia e Venezuela estarão presentes como observadores.
“O espírito de cooperação existente entre os países Latino-Americanos no continente Antártico é excelente e será cada vez mais importante exercita-lo para poder fortalecer os laços existentes entre essas nações.
Apesar do trágico incêndio na Estação Antártica deste ano, não reduziu o empenho do Brasil para dar prosseguimento às pesquisas na região. Já no mês que vem 3 navios brasileiros partirão com destino ao continente Antártico para iniciar a desmontagem das partes afetadas pelo incêndio, sempre com pleno respeito às regras de proteção ambiental.”
Os navios serão: “Os Vermelhos”, como são carinhosamente chamados os NApOc Ary Rongel (H-44) e o NPo Almirante Maximiano (H-41) mais o NSS Felinto Perry (K-11) pertencentes à Marinha do Brasil e módulos emergenciais serão instalados e para assegurar a segurança dos pesquisadores.
O Ministro salientou também o compromisso firme da presidenta Dilma Rousseff para a reconstrução da Estação Antártica Comte. Ferraz. Como exemplo claro da solidariedade e suporte dos parceiros sul-americanos, o ministro ressaltou a presença de quatro brasileiros na Base chilena Presidente Frei e a disponibilização de 6 vagas na Base argentina Camara para que sejam realizadas pesquisas conjuntas. A Argentina também disponibilizou um navio, o ARA Bahía San Blás, para suporte logístico ao Brasil.
E assim, o Ministro da Defesa declarou aberta a XXIII RAPAL no Rio de Janeiro, que se encerrará na quinta-feira (20).