O Comando Naval de Operações Especiais realizou, no período de 3 a 7 de fevereiro, uma visita aos Comandos e Unidades de Operações Especiais das Forças Armadas espanholas. Compuseram a comitiva oficiais da Marinha do Brasil e do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro.
Inicialmente, os comandantes de Operações Especiais da Marinha e do Exército foram recebidos pelo Comandante de Operações do Estado-Maior de Defesa espanhol, Tenente-General Fernando José López del Pozo, que deu as boas-vindas à comitiva brasileira e desejou a todos uma boa visita, colocando à disposição as Unidades de Operações Especiais espanholas.
Na sequência da programação, foram realizadas visitas ao Comando Conjunto de Operações Especiais, em Madri; ao Comando de Operações Especiais do Exército, em Alicante; à Força de Guerra Naval Especial, em Cartagena; à Escola de Paraquedismo da Força Aérea, em Múrcia; além de Unidades aéreas que prestam apoio às Unidades de Operações Especiais das Forças Armadas espanholas.
Durante as visitas, foram realizadas apresentações e mostruários, demostrando transparência e profissionalismo e contribuindo para a transmissão de conhecimentos e lições aprendidas relativos às Operações Especiais das Forças Armadas espanholas, que tem sido empregadas em missões reais há décadas.
A visita foi considerada proveitosa, contribuindo para ampliar os conhecimentos do Comando Naval de Operações Especiais, recém-criado e que possui, como pilares, além das Operações Especiais, as Operações de Informação e as Ações de Guerra Cibernética.
FONTE e FOTO: MB
COLABOROU: Roberto Magno
Sobre o futuro das OpEsp da MB, algumas verdade que para os fã boy é difícil de engolir e vão chorar! escrevi e sai correndo;
1 – O GruMec já é uma unidade defasada no seu tipo de atuação, basicamente se dedicam unica e exclusivamente ao Mergulho de Combate, sim, eu sei que possuem capacidades de fazer outras ações, mas o ´´grosso´´ (98%) da unidade é o mergulho de combate! E esse tipo de ação, já não é mais nenhuma novidade no século 21, até outras unidades das FAA já possuem a capacidade de realizar, até mesmo unidades que não são de operações especiais, como os Precursores do EB.
2 – A médio-longo prazo o COMANF será a unica tropa de OpEsp da MB, pelo simples fato de ser a mais estruturada e qualificada, possuindo a capacidade multimissão, diferentemente do grumec. Além de ser a unica unidade da MB que está evoluindo gradualmente sua conduta e planejamento, ao invés de ficar posando para fotos e fazendo marketing.
3 – O Btl Tonelero será transformado em Brigada de Operações Especiais de Fuzileiros Navais.
Típica idéia de um reservista que muito mal viveu a Marinha do passado e acredita entender da Marinha do futuro.
É bem simples, o COMANF é uma marreta, o GruMeC é um bisturi. Dizer que um é melhor que o outro é no mínimo uma falta de respeito, seja um operador falando ou não. O Mergulho de Combate de outra unidades, não tem 10% de aplicabilidade operacional comparada ao MeC, desde o reconhecimento de praias para o desembarque anfíbio até as ações em ambientes marítimos (retomada de plataformas e navios). No que tange a área de OpEsp do GruMeC, é bem fácil ver o GruMeC operando em interagências a todo momento, isso evidencia a capacidade e a necessidade da unidade. Resumindo, há tarefas que o GruMeC executa que nenhuma outra unidade (nem mesmo um COMANF com o estágio de circuito fechado) é capaz de executar, enquanto há tarefas que o COMANF executa que equipes do GruMeC executam em níveis no mínimo iguais. FAS
Muito bom, parabéns DAN! é difícil possuir news sobre esse comando, por sinal, existe um boato de que a localização desse comando será transferida para Campo Grande (Bairro do rj) e ficará dentro da área do Batalhão Tonelero, onde lá será criado uma brigada de operações especiais e esse comando naval passaria a administrar, bem, como eu disse são boatos… além do mais, possui ZERO informações na internet!
Tenho duvidas, Guilherme e Padilha, vocês poderiam me ajudar? Esse novo comando da Marinha, ele é uma nova OM ou se trata de uma mudança de nome do Batalhão Tonelero? E outra, os comandos anfíbios e mergulhadores de combate, agora são juntos? eu realmente não entendi nada sobre esse comando… não existe nenhuma informação oficial ou até mesmo reportagens, entrevistas ou coisa do tipo falando do funcionamento e ações… a própria MB simplesmente criou e ***, não fez nenhuma explicação maior a respeito, vídeo institucional ou nada! nem site possui!
Victor,
O Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp) é uma OM subordinada ao Comando de Operações Navais (CON), e terá o propósito de contribuir para o aprestamento e o emprego das Forças Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais.
As informações ainda são muito poucas, mas conforme nós tivermos novidades, iremos divulgar aqui no DAN.
Abs,