O Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN) realiza, na próxima quarta-feira (10), cerimônia de ativação do Grupamento de Fuzileiros Navais de Santos (GptFNSantos). O evento será presidido pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar.
Sob o comando do Capitão de Fragata (FN) Eric Ricardo de Souza, o grupamento, inicialmente composto por 56 militares, aumentará gradativamente seu efetivo para 158 militares, além de estar estrategicamente preparado para acomodar contingentes maiores advindos de outros batalhões navais.
Localizado no litoral paulista, esse grupamento tem com objetivo principal ampliar a capacidade Operativa na área de jurisdição do Com8ºDN, fortalecendo as operações de fuzileiros navais, cooperação com órgãos federais, ações de garantia da lei e da ordem (GLO) e defesa dos portos.
Diante da relevância econômica e estratégica da região, que inclui o Porto de Santos, a criação do GptFNSantos visa aprimorar a efetividade e controle nas instalações portuárias de Santos, Paranaguá e São Sebastião, além do aumento da presença na tríplice fronteira em Foz do Iguaçu, contribuindo significativamente para a atuação da Marinha na área de jurisdição do 8DN, conforme previsto na legislação pertinente.
FONTE: Com8ºDN