No dia 28 de novembro, foi realizada a assinatura do Termo de Doação da Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Mestre Quintino pelo Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, e pelo Prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia. A embarcação foi doada pela Prefeitura de Araguatins ao Comando do 7º Distrito Naval (Com7°DN).
Em janeiro do corrente ano, por ocasião de realização de atividades de Inspeção Naval na microrregião do “Bico do Papagaio” (Norte do Tocantins) e, em proveito, ações de reconhecimento em prol de uma navegação exploratória no Rio Araguaia, a CFAT (Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins), observou uma embarcação de apoio à saúde primária, abarrancada no município de Araguatins-TO. Tratava-se da UBSF Mestre Quintino.
O navio foi construído em 2020 pelo município de Araguatins, possuindo 25 metros de comprimento, 8 metros de boca, calado de 1,3 metro, deslocamento leve de 96 toneladas, tripulação de 8 pessoas, podendo levar ainda outros 40 passageiros. A UBSF Mestre Quintino é provida com a ambiência, mobiliário e equipamentos necessários para atender à população ribeirinha da Amazônia Legal, possuindo uma estrutura própria para atendimento à saúde primária, contando com consultórios de atendimento médico e odontológico, sala de observação, alojamentos, auditório, salas de espera e cozinha.
Numa análise preliminar, observou-se que a embarcação encontrava-se em bom estado de material. Em tratativas com a prefeitura de Araguatins, identificou-se que, sob a perspectiva do município, a manutenção do Programa de UBSF em Araguatins se apresentou inviável. Nessa conversa, foi sinalizada a possibilidade de transferência, sem custo, para a Marinha do Brasil (MB). Assim, visando satisfazer propostas e compromissos de assistência a essas populações, considerando questões técnicas, de conveniência e oportunidade, a Prefeitura Municipal de Araguatins, em parceria com a Marinha do Brasil (MB), resolveu conferir um novo destino à UBSF Mestre Quintino.
Nesse contexto, aproveitando as condições favoráveis de navegação nos rios Araguaia e Tocantins, no mês de março de 2024, foram iniciados os preparativos para a navegação de Araguatins-TO até Belém-PA. Por meio de um esforço conjunto entre militares do Com7ºDN e Com4ºDN, foi realizada uma verificação minuciosa das condições estruturais da embarcação, culminando com uma prova de máquinas ao término da inspeção.
Atestadas as excelentes condições da embarcação, iniciou-se o deslocamento da mesma, passando por alguns perigos à navegação que estavam submersos, entre eles os pedrais de São João do Araguaia e Pedral do Lourenço, tendo realizado inclusive a eclusagem em Tucuruí-PA, até chegar à Base Naval de Val Cães. O navio já se encontra na Base Naval Val de Cães em Belém-PA.
As eclusas são obras de engenharia que permitem que as embarcações subam e desçam rios em locais onde há desníveis. Esse sistema viabiliza a transposição de obstáculos que existem entre os trechos navegáveis.
O termo de doação foi o último ato da transferência para a Marinha. Com a assinatura do Termo de Doação, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) passa para a responsabilidade da MB, podendo ser empregado em atividades da Força Naval, com enfoque principal nas comunidades e populações ribeirinhas e em atendimento às atribuições subsidiárias da MB.
FONTE e FOTOS: Comando do 7º Distrito Naval