O Comando da Força de Minagem e Varredura firmou contrato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI-CIMATEC) para manutenção dos sistemas de controle das varreduras acústica e magnética e modernização do sistema de acionamento dos martelos de varredura acústica dos Navios-Varredores. O contrato, que prevê a manutenção inicial do Navio-Varredor “Aratu”, poderá ser ampliado para os demais navios.
A execução do serviço é um grande passo para a conservação da capacidade de varredura acústica e magnética dos Navios Varredores, além de contribuir para o incremento da parceria existente entre o Comando do 2º Distrito Naval e o SENAI-CIMATEC, efetivada em 2019, a partir da assinatura do Termo de Cooperação.
O SENAI-CIMATEC é um importante Centro de Pesquisas do Sistema FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), reconhecido pela Confederação Nacional da Indústria como referência na implantação da rede de Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia.
FONTE: MB
sobre o A 12. me pergunto se não seria possivel aproveitalo para treinador., com a marinha usando o mesmo para lançar os avioes usando rampas . que seriam postas nele e recebendo os avioes com os engates que aparentemente funcionavam.
Essa modernização lembra a dos carros Cascavel do EB… nos anos 2000 remotorizaram e padronizaram os componentes de todas as unidades, prevendo sua substituição em 2015-2020… e agora vão modernizar algumas unidades…
Pra quem esperava novos varredores, está aí a novidade. É o EE-9 fazendo escola.
Bacana a questão do desenvolvimento de nossas capacidades mas precisamos de novos varredores pra ontem pois estes navios estão no tutano do osso já de tão velhos e usados.
É Padilha, e nós pobres mortais sonhando com a aquisição pela Marinha do Brasil dos caça minas Sueco da classe Koster/Landsort …
Sr. Padilha, não relacionado à este tema em si, o NDCC G-28 Mattoso Maia tem previsão de retorno ao setor operacional. Caso positivo, este ano ainda ? E no caso do ex-NAe A-12 São Paulo, deixa o Brasil ainda em 2021 ?
Mattoso em breve. A12 só Deus sabe.
Obrigado, sr. Padilha.
Boa tarde Padilha aforça de varredura e minagem esta no osso
será que teremos novidades em breve ?
Já está aí a novidade Fábio: “atualização” e mais uns 15 anos de serviço. Não espere nada de novo.
Muito bom, parabéns!