A Chefe de Operações Navais (Chief of Naval Operations – CNO), Almirante Lisa Franchetti, se encontrou com o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante Marcos Sampaio Olsen, para um compromisso bilateral formal durante a Inter-American Naval Conference (IANC), no Rio de Janeiro, nessa terça-feira (24).
Os dois Chefes Navais discutiram o fortalecimento da parceria naval por meio do aumento da interoperabilidade e os 200 anos de relações diplomáticas bilaterais celebrados este ano, o que eles disseram ser uma oportunidade de traçar um curso para um futuro ainda mais brilhante, destacando o profundo impacto que o relacionamento EUA-Brasil teve em seus países e seus povos.
A Alte Franchetti agradeceu ao Alte Olsen por sediar a IANC, a liderança da Marinha do Brasil na região e no Atlântico Sul, como um grande aliado não pertencente à OTAN, e sua colaboração com parceiros na área. Ela também elogiou a participação na UNITAS LXV e Southern Seas 2024, bem como seu comando da Força-Tarefa Combinada 151 das Forças Marítimas Combinadas multinacionais de janeiro a setembro deste ano.
Os dois trataram sobre seus valores compartilhados de democracia e seu compromisso compartilhado de manter a ordem internacional baseada em regras no Mar Vermelho e ao redor do mundo para proteger o comércio global. Eles também falaram sobre a orientação estratégica recentemente lançada por Franchetti, o Plano de Navegação para a Marinha de Guerra da América, e o papel dos sistemas robóticos e autônomos em conflitos futuros e no suporte à conscientização do domínio marítimo em toda a força Conjunta e Combinada.
A Alte Franchetti observou que os EUA continuam a fazer parcerias estreitas com o Brasil e permanecem comprometidos em manter um relacionamento fundado em interesses estratégicos compartilhados e aguardam oportunidades futuras para integrar, treinar e operar juntos.
FONTE: USN
Suzerania e vassalagem!querem garantir que continuará num mundo de constantes mudanças!
Boa tarde amigo Guilherme a us navy ofereceu o navio doca carter hal a MB?
Obrigado
Abs
Fabio,
Não sei…
Bem que a Tia Lisa Franchetti poderia oferecer alguns navios para à Marinha do Brasil ….
Resumindo, ela veio garantir que continuemos sujeitos as suas vontades.
Mas nada do que os outros países não queiram ou façam também…
Então, poderiam ser os chineses, qual lhe agrada mais?
mi-mi-mi, mas quem assegurou a navegação marítima por vários anos, e ainda continua
fazendo, são os EUA… Vamos ver como vai ser com a China se um dia ela pegra esse “posto”.